terça-feira, 23 de setembro de 2025

DESAFIOS A EMPREENDER

 Estudo e trabalho: conheça os países que permitem conciliar aprendizado e renda durante o intercâmbio

Diversos locais reconhecem os benefícios dessa integração, porém é fundamental conhecer as regras antes de embarcar

Fazer um intercâmbio é muito mais do que aprender um novo idioma, é uma experiência de vida que transforma trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais. Cada vez mais, as pessoas buscam destinos que ofereçam não apenas ensino de qualidade, mas também a oportunidade de trabalhar legalmente durante a estadia.  Diversos países reconhecem os benefícios dessa integração entre estudo e trabalho, oferecendo vistos específicos que possibilitam ao intercambista atuar no mercado local enquanto frequenta cursos de idiomas, graduação ou pós-graduação. No entanto, é fundamental conhecer as regras de cada local antes de embarcar, como a carga horária permitida, exigência de nível de idioma e os tipos de cursos aceitos.

Entre os destinos mais populares está a Irlanda, que oferece a possibilidade de estudar inglês e trabalhar até 20 horas por semana, com a possibilidade de aumento da carga horária em períodos específicos do ano. A Austrália também figura entre os preferidos, com um mercado aquecido e salários atrativos, podendo atuar por até 48 horas quinzenais ou 24 horas semanais durante o período letivo. Nos Emirados Árabes Unidos, especialmente em Dubai, um dos grandes diferenciais dos programas de estudo e emprego é a flexibilidade. Não há limite de horas para exercer atividades profissionais, e os alunos podem até assumir mais de uma função, desde que consigam conciliar os horários com as aulas. A autorização para atuar profissionalmente é válida durante todo o período do visto de estudante, que pode ser solicitado para cursos com duração mínima de 16 semanas. 

Segundo Celso Garcia, sócio-diretor do Grupo CI, para aproveitar ao máximo essa oportunidade, é essencial planejamento. “Conciliar estudo e trabalho exige disciplina, bom gerenciamento de tempo e disposição para lidar com novos desafios. Também é recomendado chegar ao país com o idioma já em nível intermediário, o que aumenta significativamente as chances de conseguir um bom emprego”, orienta. 

Para conhecer essas oportunidades, a CI Intercâmbio, agência especializada em programas de estudo no exterior, une mais de 50 universidades e escolas internacionais de países como Estados Unidos, Canadá e França, em uma Feira de Educação Internacional que irá percorrer cinco cidades brasileiras, entre os dias 20 e 27 de setembro, o evento itinerante e gratuito passa por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Balneário Camboriú, reunindo representantes de mais de 15 países apresentando programas de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Colleges e MBA.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no portal ci.com.br/feira

Belo Horizonte (MG) 

23 de setembro de 2025 - 16h às 21h 

Hotel Caesar Business Belvedere - Rod. Stael Mary Bicalho Motta Magalhães, 421 – Belvedere

 Porto Alegre (RS)

24 de setembro de 2025 - 18h às 22h 

Clube Leopoldina Juvenil - Rua Marquês do Herval, 280 - Moinhos de Ventos

 Rio de Janeiro (RJ) 

25 de setembro de 2025 - 18h às 22h 

Hilton Rio de Janeiro Copacabana Hotel - Av. Atlântica, 1020 - Copacabana

 Balneário Camboriú (SC)

27 de setembro de 2025 - 10h às 15h 

Mercure Camboriú - Avenida Atlântica, 2010 - Centro