Sete saberes para salvar o futuro: a educação contra a catástrofe climática anunciada
Professor e pesquisador em socioecologia, Alfredo Pena-Vega propõe uma abordagem interdisciplinar e urgente para envolver jovens e sociedade na preservação do meio ambiente
Diante de um dilema histórico, a humanidade tem a oportunidade, talvez a última, de escolher caminhos que garantam a própria sobrevivência. Esse é o chamado urgente que o professor de socioecologia, Alfredo Pena-Vega, faz em Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas, publicação da Cortez Editora.
Debruçado nos estudos de seu mentor Edgar Morin, figura reconhecida entre antropólogos e sociólogos, o autor propõe uma abordagem interdisciplinar testada com estudantes do Ensino Médio em mais de 30 países, que combina ciência, antropologia, geopolítica e ecologia.
O leitor é conduzido à reflexão profunda sobre a urgência climática e os impactos geracionais. A obra percorre desde os erros e ilusões em relação ao conhecimento dos desafios ambientais, até a necessidade de ações mais eficazes para compreender e agir diante da crise. Entre os capítulos, destacam-se propostas de ensino que colocam no centro a condição humana e a identidade terrestre, reconhecendo que a educação é chave para formar consciências críticas e solidárias.
Devemos nos conscientizar dos problemas fundamentais e globais. Ensinar a cidadania, se ela realmente tiver um sentido, difere consideravelmente dos conceitos arcaicos do ensino cívico. Sem esquecer os saberes disciplinares, devemos refletir sobre a competência geral necessária para sermos capazes de reagir como cidadãos críticos nas sociedades de hoje. Logo, ensinar a cidadania de uma comunidade de destino implica uma discussão para esclarecer o futuro. (Os sete saberes necessários à educação climáticas, p. 149)
Pesquisador do Instituto de Antropologia Política, na França, o autor destaca que a educação climática deve preparar as atuais e futuras gerações a partir da construção de uma ética global. Dessa forma, é possível criar o senso de responsabilidade compartilhada para agir coletivamente, reforçando que o enfrentamento das mudanças climáticas não é apenas um desafio ambiental, mas também civilizatório.
Em tempos de aquecimento global acelerado, Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas surge como um chamado urgente: é necessário fortalecer a educação ambiental e transformá-la em ação, para que a crise climática não se torne em uma catástrofe irreversível.
Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas
Alfredo Pena-Vega
Cortez Editora
Preço: 63,57
Sobre o autor: Alfredo Pena-Vega é professor-pesquisador no Instituto de Antropologia Política, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e professor na Universidade de Nantes. Defensor de uma epistemologia aberta à organização do conhecimento, interessa-se pela questão das representações do impacto das alterações climáticas e pelo envolvimento dos jovens com essa temática em mais de 30 países. É fundador do projeto internacional de investigação-ação Global Youth Climate Pact (GYCP), no qual, atualmente, é diretor científico. Tem colaborado com Edgar Morin desde o início dos anos 1990 em vários projetos, incluindo Sustainability Through Ecological Economics Economic and Social Aspects of Environment. Foi laureado pelo presidente do Senado francês em maio de 2016 pela contribuição para a pesquisa sobre as alterações climáticas.