INESQUECÍVEL FESTIVAL MOTO BRASIL NO RIOCENTRO
JOÃO MENDES
O Festival Moto Brasil 2025 na sua 13ª edição reafirmou sua posição como uma das principais plataformas de negócios, cultura e experiências do setor de duas rodas no país.
Realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de setembro, com abertura já na quinta-feira para a Avant-Première, o evento recebeu mais de 65 mil visitantes entre profissionais do setor, imprensa, influenciadores, motogrupos e motoclubes – mais de 500 cadastrados previamente –, além de um grande fluxo espontâneo, em especial no sábado, considerado o dia de maior movimento.
Com um público diversificado e qualificado, o Festival gerou R$ 3,5 milhões em negócios concretizados durante os dias de evento, número que deve crescer nos próximos meses a partir das negociações iniciadas no Riocentro.
O evento ocupou uma área total de 19 mil metros quadrados, sem contar a área de test ride e o estacionamento exclusivo para motos. Estiveram presentes marcas como Bajaj, BMW, Can-Am, Cavaletta, CF Moto, Dafra, Fun Motors, Gotrix, Harley-Davidson, Haojue, Kawasaki, Polaris, Royal Enfield, Sea-Doo, Suzuki, Triumph, Yadea e Zontes, além de empresas de peças, acessórios, vestuário e serviços.
A edição de 2025 também marcou a parceria estratégica com a Suotong – Pavilhão Chinês, reforçando o intercâmbio internacional e abrindo espaço para novas oportunidades de negócios e cooperação entre empresas brasileiras e chinesas.
O Festival contou ainda com a presença de suas marcas oficiais: Repsol Lubrificantes, Royal Enfield com a Shotgun 650 como moto oficial do evento e MT Helmets. No ambiente de negócios, a área de rodadas reuniu montadoras, fabricantes de motopeças, fornecedores, distribuidores e lojistas em busca de networking e parcerias estratégicas.
No varejo, a Megastore Moto Brasil consolidou-se como um ponto de experiência de marca e conveniência, registrando movimento expressivo e se tornando um verdadeiro facilitador para que o consumidor atualizasse seus equipamentos básicos de segurança.
Além dos negócios, o Festival entregou uma programação vibrante que combinou música, adrenalina e experiências imersivas. A programação contou com grandes shows que marcaram os três dias de Festival. Na sexta-feira, o público vibrou com Alex Cohen, no sábado, a energia ficou por conta da banda Faixa Etária e no domingo, o foi a vez da banda Black Monkees que fechou o evento com chave de ouro.
Teve Globo da Morte, manobra radicais com a equipe Ange`s Wheeling Show, foram realizados 1.020 testes de motos pelos visitantes, exposição de motos de competições antigas, motos clássicas, motos customizadas e no ambiente digital, a força da Garagem Digital, sob coordenação de Danilo Sacramento (canal Trocando o Óleo) e Eliana Malizia (movimento Aceleradas), se somou à mobilização de quase 40 influenciadores e jornalistas especializados, que produziram conteúdo em tempo real.
Que venha o Festival Moto Brasil 2026!

