

Pedimos desculpas pelo atraso no envio da edição, motivado pelo inesperado falecimento, por complicações pós-cirúrgicas, de Maria Helena Sant’Ana, esposa de nosso designer/diagramador Paulo Sant’Ana, a quem deixamos aqui nossos votos de mais profundo pesar.
A edição destaca que, pelo terceiro ano consecutivo, Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, promove o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho desses profissionais e de veículos que se destaquem na cobertura do tema e na atuação de profissionais negros em suas equipes.
Além de contemplar os TOP 50 +Admirados Jornalistas do Ano, a premiação reconhecerá os TOP 5 mais votados nas categorias Imagem/Vídeo, Veículos Liderados por Jornalistas Negros e Veículos Gerais.
Assim como nas edições anteriores, serão dois turnos de votação. Neste primeiro, de livre indicação, os eleitores podem escolher até cinco candidatos por categoria. Os nomes mais citados classificam-se para o segundo turno, de votação dirigida, em que os eleitores selecionarão seus favoritos ranqueando-os do 1º ao 5º colocado. Para participar, basta acessar o link de votação até 11 de setembro, preencher um rápido cadastro e fazer as indicações.
Um ataque aéreo do exército israelense contra o Hospital Nasser, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, matou pelo menos 20 pessoas em 25 de agosto. Entre as vítimas, estavam cinco jornalistas. Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), já são mais de 200 profissionais de imprensa mortos desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.
Dois dias antes, no sábado (23/8), o exército israelense matou o cinegrafista Khaled al-Madhoun, da Palestine TV, enquanto filmava a distribuição de alimentos no norte de Gaza. Entidades defensoras do jornalismo e do trabalho da imprensa condenaram os assassinatos. O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas afirmou que Israel deve ser responsabilizado pelos ataques e as mortes.
Em cerimônia para quase 200 convidados na Unibes Cultural, em São Paulo, a Mega Brasil recepcionou na noite 27/8 os vencedores da 10ª edição do TOP Mega Brasil, celebrando simbolicamente as feras da comunicação corporativa do País. O evento contou com a presença da quase totalidade das agências e executivos eleitos TOP 10 Brasil e TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
No primeiro turno de votação foram indicadas mais de 400 agências, classificando-se 129 para o segundo 129; e mais de 1.100 executivos, 153 deles passando para o segundo turno. A Oficina Consultoria, de Brasília, liderou o Pódio Brasil; entre os executivos, Pedro Torres, da Gerdau, foi o mais votado.
A edição destaca ainda que o Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária abriu o período de inscrições para a 1ª edição do Prêmio CFMV/CRMVs de Jornalismo. As inscrições vão até 15 de novembro de 2025 e devem ser realizadas pelo premiojornalismo.cfmv.gov.br, onde também está disponível o edital completo, com as regras, categorias e orientações para a participação. No total, serão distribuídos R$ 120 mil em prêmios.