quinta-feira, 31 de julho de 2025

MARKETING & NEGÓCIOS

                          Jornalistas & Cia

A Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, nos EUA, anunciou os vencedores do Prêmio Maria Moors Cabot 2025, que reconhece e valoriza o trabalho de jornalistas nas Américas. Entre os vencedores está Natalia Viana, cofundadora da Agência Pública. É a primeira vez que uma jornalista de um veículo brasileiro independente vence o prêmio.

Em texto publicado no site do Maria Moors Cabot, a organização do prêmio descreveu Natalia como "o tipo de jornalista que nossos tempos exigem: repórter, editora, contadora de histórias e mentora das novas gerações". Fundou em 2011, ao lado de Marina Amaral, a Agência Pública, veículo de comunicação independente e sem fins lucrativos. Ao longo da carreira, assinou reportagens investigativas de fôlego, liderou equipes de reportagem e expôs ilegalidades, trabalhando em diferentes formatos de mídia, em texto, áudio e vídeo.

Marcelo Beraba morreu 27/7, aos 74 anos. Ele estava internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Descobriu em março deste ano um câncer agressivo no cérebro e passou por cirurgia em abril, mas não resistiu. O corpo foi sepultado nesta quarta-feira (30/7), no Memorial do Carmo (rua Monsenhor Manuel Gomes, 287) no Caju, Zona Portuária do Rio.

Carioca, estudou no Colégio Santo Inácio, tradicional escola jesuíta, e passou depois quatro anos em um seminário. Começou a trabalhar como repórter de O Globo, em 1971, antes mesmo de concluir o curso de Comunicação na ECO-UFRJ. Passou por JB, Folha de S.Paulo, Estadão e TV Globo, sempre em funções de direção. Em 2002, após o assassinato de Tim Lopes, da TV Globo – por traficantes durante uma reportagem sobre aliciamento infantil em bailes funk –, tomou a iniciativa de fundar a Abraji, da qual foi o primeiro presidente.

Chamado de “mestre” pelos que trabalharam com ele, orientou coberturas históricas. Era extremamente rigoroso com a checagem de dados, muito antes da explosão das fakes news e das redes sociais.

Movimento bstory – A experiência que transforma, integralmente focado na geração 50+ e apresentado ao mercado no último dia 17 de julho, anunciou esta semana os primeiros 27 nomes de seu Conselho Maestro, composto por profissionais e executivos experts nas áreas de comunicação corporativa, reputação e sustentabilidade.

Paulo Marinho, que está à frente do projeto ao lado de seu irmão Daniel Marinho, lembra que esse Conselho “vai ‘reger’ o Movimento bstory, apoiando-o com ideias, indicações, avaliações, reflexões e conteúdos, dando, com isso, uma valiosa contribuição para a disseminação da ideia e da causa pelo mercado”.