
Termina nesta quinta-feira (24/7) o primeiro turno do prêmio Os 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros. Nesta fase, o colégio eleitoral formado por jornalistas e profissionais de comunicação poderá indicar livremente até dez nomes de sua admiração, de qualquer veículo, plataforma e região do País.
Os nomes mais citados serão classificados para o segundo turno, que terá início na próxima semana, quando os eleitores poderão escolher os cinco profissionais de sua preferência, do 1º ao 5 º colocado.
O Grupo Nexcom e a rede de atacarejo Assaí confirmaram suas participações na homenagem. Com esses novos apoios, a iniciativa passa a contar com seis empresas associadas: Grupo Nexcom, Syngenta e Uber, como patrocinadoras, e Assaí, Cogna e JTI, como colaboradoras. Vote aqui!
Karla Mendes, repórter investigativa da Mongabay no Brasil, acaba de se tornar a primeira brasileira vencedora do prêmio John B. Oakes de Excelência em Jornalismo Ambiental, da Universidade de Columbia, EUA. Karla venceu com uma investigação que revelou a explosão de gado ilegal e crimes ambientais na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, em meio a um número recorde de assassinatos de indígenas Guajajara.
"A reportagem de Mendes é um feito extraordinário de documentação, multimídia, jornalismo de dados, mapeamento e análises", escreveram os jurados do prêmio, anunciado em 23 de julho pela Universidade de Columbia, em Nova York. "Mendes arriscou sua vida várias vezes para fazer a reportagem em campo, passando por áreas dominadas pelos criadores de gado para chegar à Arariboia, uma das áreas mais perigosas do mundo".
Criado em 1994, o Oakes é considerado um dos prêmios mais importantes do jornalismo, reconhecendo contribuições excepcionais para a compreensão do público sobre questões ambientais. Geralmente, esse prêmio é concedido a repórteres de grandes veículos, como New York Times, Reuters e Pro Publica.
O Prêmio Jatobá PR, que chega este ano à nona edição, tem como uma de suas principais novidades o avanço para produções de PR nos países da chamada América Hispânica. O que era uma categoria isolada e geral – PR Internacional – transformou-se na quarta vertical da premiação, contemplando cinco novas categorias das mais concorridas especialidades de PR da atualidade.
Os detalhes e as novidades que chegam com essa nova vertical serão apresentados na próxima quarta-feira (30/7), no Renaissance Hotel, em São Paulo, para executivos brasileiros que hoje atuam direta ou indiretamente em produção de projetos de PR nos países da América Hispânica, abrangendo países de América do Sul, Central e do Norte, no caso, o México.