FLIP 2025 - Maura Campanili lança Temos fome, somos loucas na Casa Gueto
Livro mergulha o leitor na história do Círculo Feminino de Leitura (CFL), um grupo que, há mais de 15 anos, transforma encontros em rituais de amizade, escuta e liberdade
Maura Campanili lança, no dia 1º de agosto, às 15h, na Casa Gueto — espaço cultural independente localizado no coração do Centro Histórico de Paraty — o livro Temos fome, somos loucas (Editora Pitanga). O evento acontece durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que neste ano homenageia o poeta, escritor e tradutor curitibano Paulo Leminski
Temos fome, somos loucas apresenta a trajetória do Círculo Feminino de Leitura (CFL), grupo formado por mulheres com mais de 50 anos que, há mais de 15 anos, realiza encontros marcados pela leitura, pela escuta e pela construção de vínculos afetivos. A obra destaca o papel transformador da leitura e do coletivo por meio de relatos sensíveis sobre os livros discutidos, os desafios da convivência, os aprendizados compartilhados e os impactos emocionais vivenciados em cada encontro.
Além de narrativas íntimas e literárias, a obra reúne a lista completa dos mais de 180 títulos lidos pelo grupo, além de um guia prático para quem deseja montar seu próprio clube de leitura.
“Gostaria de transmitir um pouco do nosso amor pelos livros e pelo prazer que eles podem trazer. E como pode ser libertador ter um grupo de amigas com o qual nos reunimos apenas por prazer. Mesmo hoje, a maior parte das mulheres vive sobrecarregada e culpada num mundo de obrigações – com trabalho, com o cuidado com a família, com as obrigações de ser bonita, inteligente, capaz e perfeita o tempo todo. Espero que o livro seja um convite a um pouco de hedonismo, um momento de diversão. Se somamos a isso, pelos livros, um espaço para intimidade e reflexão, o resultado só pode ser bom”, finaliza a autora.
A Flip 2025 acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto e tem curadoria assinada pela escritora e editora Ana Lima Cecílio.
Maura Campanili é escritora, jornalista e geógrafa, com mais de 30 anos de atuação em comunicação socioambiental. Trabalhou em organizações como a SOS Mata Atlântica e o Instituto Socioambiental, além de colaborar com diversas ONGs por meio do Núcleo de Conteúdos Ambientais (NUCA). Como jornalista, foi editora de Meio Ambiente da Agência Estado e teve reportagens publicadas em veículos como a revista Terra da Gente, sendo finalista por quatro anos consecutivos (2005–2008) do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica.
É autora, coautora e editora de diversas publicações relevantes na área ambiental, entre elas O Século da Escassez, Caiman – Uma História de Conservação no Pantanal, 15 Histórias de Conservação e Almanaque Brasil Socioambiental. Atualmente, amplia seu campo de atuação para temas ligados à literatura e às relações femininas, explorando com sensibilidade o universo dos livros e da amizade entre mulheres.
Lançamento do livro Temos fome, somos loucas (Editora Pitanga) de Maura Campanili
Casa Gueto — Rua Benedito Telmo Coupê (antiga Rua Fresca), nº 277, Centro
Histórico de Paraty – RJ - Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 às 15h
Entrada gratuita - Preço: 78,90