Ao determinar que os jornalistas Octávio Costa, presidente da ABI, e Tábata Viapiana paguem R$ 150 mil de indenização ao ministro Gilmar Mendes, do STF, corrigidos monetariamente desde a publicação da reportagem Negócio Suspeito, na revista IstoÉ em 2017, o STJ abre um preocupante precedente na história da liberdade de imprensa no País, não só pela decisão em si, mas por tudo que a cerca.
O recurso foi impetrado por Gilmar Mendes ao STJ em maio de 2021, após perder na primeira e na segunda instâncias. Na ocasião, o ministro Villas Bôas Cueva, relator do caso, rejeitou a apelação em uma decisão monocrática. No entanto, quase quatro anos depois, sem nenhum fato novo, o mesmo Cueva mudou de entendimento e afirmou que a matéria está “permeada de ironias e insinuações” contra o ministro, defendendo a condenação da revista e dos jornalistas, no que foi seguido por outros quatro magistrados.
Ao atingir o presidente da ABI, uma das mais importantes e respeitadas instituições do País, a decisão do STJ atinge frontalmente a própria liberdade de imprensa, já que praticamente passa um recado aos jornalistas e à sociedade de que os membros da corte suprema são intocáveis e podem se voltar contra qualquer profissional que, cumprindo o seu ofício, escreva sobre eles, independentemente do motivo. No caso em questão, a partir de reportagem amplamente documentada, como entenderam as instâncias inferiores.
A edição destaca também que o quarto encontro do ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que J&Cia realiza como parte das comemorações de seu 30º aniversário, em parceria com a ESPM São Paulo, está marcado para o dia 30 de junho, das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech.
O debate terá como tema Nativos Digitais: Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro. Participarão Lilian Tahan (Metrópoles), Mateus Netzel (Poder360) e Murilo Garavello (UOL), com mediação de Maia Fortes (Ajor). As inscrições são gratuitas.
E vai até a próxima terça-feira (17/6) a votação do turno decisivo do TOP Mega Brasil, que definirá os vencedores das etapas Brasil e 5 regionais da premiação, cuja festa de entrega está marcada para 27 de agosto, a partir das 19h, na Unibes Cultural, em São Paulo.
Das mais de 400 agências e mais de 1.100 executivos de comunicação indicados no primeiro turno, classificaram-se para esta segunda etapa 129 agências e 153 executivos, neste último caso com maioria feminina (115 mulheres e 38 homens). Clique aqui para votar.