JOÃO MENDES
CHEGOU O ESPERADO VOLKSWAGEN TERA

O Novo Tera fez sua estreia no dia 5 de junho, em uma ação especial e realizada, simultaneamente, em todo o País. As 472 concessionárias da Volkswagen promoveram uma noite especial para o novo SUV, com o maior abertura de vendas da história. Além de ser um grande evento para os consumidores conhecerem todos os detalhes do Novo Tera, o 'Open Door' representou uma grande celebração para a chegada do SUV, que é um produto desenvolvido no Brasil para brasileiros e que gerou novos empregos na planta de Taubaté (SP), onde é fabricado, com 260 postos de trabalho diretos e cerca de 2.600 novos empregos indiretos na cadeia de fornecedores. Os consumidores que foram até as concessionárias da VW tiveram a oportunidade de adquirir o lote inicial do Novo Tera, incluindo as 999 unidades da versão MPI que terão o preço promocional de R$ 99.990, sendo posteriormente vendido a R$ 103.990, mas apenas após o fim do lote inicial. Entretanto, todas as versões do modelo estavam disponíveis no 'Open Door'. As demais versões são TSI (que parte de R$ 116.990), Comfort (a partir de R$ 126.990), High (a partir de R$ 139.990) e High com pacote Outfit The Town Edition (a partir de R$ 142.290).
Na regional que reúne os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, comandada por Rodinei Guardado, são 92 concessionárias que dominaram as vendas com quase 30% dos 10.000 carros comercializados nos primeiros 40 minutos da ação que aconteceu em todo Brasil e a versão mais vendida foi a High, a mais cara do catálogo. Após a apresentação do carro tive a oportunidade de andar na versão top de linha, muito completa, e com o motor 1.0 TSi (turbo) de 116 cavalos. O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série. O Volkswagen Tera chega para brigar com uma penca de SUVs compactos e com esses preços especiais de lançamento sai ganhando.