sábado, 31 de maio de 2025

COLUNA ESPAÇO MOTOR

 JOÃO MENDES 

CHEVROLET EQUINOX RS MUDOU BASTANTE



Os carros estão cada vez mais tecnológicos e com muita eletrônica e assim os fabricantes estão fazendo modificações em itens muito tradicionais que se você não ler o manual vai ficar difícil de operar algumas funções. Por exemplo, testei o Chevrolet Equinox RS que não tem botão físico dos faróis. O acionamento passou para a tela sensível ao toque do sistema multimídia. Na alavanca do lado esquerdo do volante está o controle do limpador do para-brisa que tradicionalmente fica na direita. E quem tomou lugar do controle do limpador do para-brisa na direita ? Uma pequena alavanca para definir as marchas o que vejo em carros da Mercedes-Benz há anos, portanto não é novidade. O freio de estacionamento, também conhecido como freio de mão é eletrônico e sua tecla saiu no console central e foi ocupar a primeira posição na esquerda no painel. Mais um detalhe, a tecla para acionar o pisca alerta, normalmente na parte central do painel, subiu e foi se alojar junto do retrovisor interno. Mas vamos dar espaço para a alma deste Equinox RS que é o motor 1.5 Turbo, com injeção direta de combustível gerando 177 cavalos. A transmissão é automática de 8 velocidades e a
  tração é integral de série. Gosto das linhas do carro, do teto na cor preta e das rodas de 20” que dão um ar mais esportivo. 


No interior observei acabamentos internos exclusivos com detalhes em vermelho e os bancos tem revestimento premium com uma costura também em vermelho. O painel de instrumentos tem tela de 11” e a tela do multimídia é de 11,3” onde se monitora a câmera de ré, se espelha a tela do celular, wi-fi nativo e tem o acesso ao app Meu Chevrolet. O sistema está conectado ao Google Assistente Buit-in e ainda tem aquele show de conectividade com a tecnologia On com serviços de segurança e auxílio em caso de emergência através de uma central ativa 24 h. Para a segurança tem a tecnologia anticolisão, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro também com frenagem autônoma de emergência, retrovisor com imagem de vídeo e piloto automático adaptativo com função Stop & Go. Para mais conforto o ar condicionado é Dual Zone com saídas para o banco traseiro, a abertura e fechamento do porta-malas é através de sensor de presença e o porta-malas tem capacidade para 469 litros mas com os bancos traseiros rebatidos a capacidade vai para 1.799 litros. Só usei gasolina e só andei no circuito urbano e a indicação do computador de bordo foi de 9,4 km/l mas segundo o Inmetro o consumo é de 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. O Chevrolet Equinox RS custa R$279.890 com garantia de 3 anos.