sexta-feira, 23 de maio de 2025

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

HAOJUE DL 160 É BONITA, EQUIPADA E TEM ÓTIMO PREÇO

O lançamento da semana foi em Jundiaí - SP na sede da Suzuki J Toledo, chegou a Houjue DL160. Uma moto “Crossover” muito bonita e bem equipada. Tem freio a disco na dianteira com ABS e na traseira também com ABS, motor de 162 cc, um cilindro, com injeção eletrônica e refrigerado a ar, o câmbio é de 5 marchas, o tanque de combustível é de 13L, painel 100% digital, entrada USB para manter dispositivos carregados, faróis em LED, duplo para-lamas na frente e atrás para melhor proteção principalmente em dias de chuva, pedaleiras de alumínio, cavalete central e muito mais. Andei nela e gostei da ciclística, de como ela para bem com os freios a disco e a posição de pilotagem também é muito boa. Apesar de ser uma moto com um motor de um cilindro e 162 cc, parece ser uma moto de cilindrada maior.

Produzida em Manaus tem um ótimo preço, R$21.470. As concessionárias Suzuki já estão recebendo essa moto para os interessados verem de perto e fazerem test drive. A Haojue, líder na indústria de motocicletas na China, mantém uma parceria sólida com a Suzuki Motor Corporation desde 1992 e se tornou uma gigante global, com mais de 17 mil lojas e um valor de mercado de mais de R$ 52 bilhões. Por isso, a Haojue é hoje sinônimo de excelência e inovação, além de se destacar por fabricar quase todos os componentes de suas motos, garantindo qualidade superior e reduzindo custos. No Brasil, a marca é representada desde 2017 pelo grupo J.Toledo/JTZ Motos.

CITROËN BASSALT BATE RECORDE

A Citroën alcançou 1,9% de participação no mercado brasileiro no mês de abril e o resultado reforça a trajetória de crescimento da marca no país, impulsionado pelo sucesso do Citroën Basalt. O SUV Coupe mais acessível do Brasil contabiliza 1.958 unidades vendidas em abril deste ano e, com isso, ocupa a 10ª posição no segmento B-SUV. No segmento B-SUV, que inclui os modelos Citroën Aircross e Citroën Basalt, a marca seguiu registrando crescimento, agora de 221% nas vendas nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, conquistando 4,5% de participação de mercado neste segmento. Já no segmento B-Hatch, o C3 vem demonstrando consistência ao longo dos primeiros meses do ano. O Citroën Basalt está disponível em três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. Todas trazem um pacote de equipamentos de série altamente competitivo, além de características exclusivas para seu segmento, como duas opções de motorização (1.0 Firefly e Turbo 200), um porta-malas com capacidade de até 490 litros, central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e seis alto-falantes.