sábado, 26 de abril de 2025

SAÚDE

 Franquias odontológicas: vale a pena investir neste modelo de negócio?

Alta demanda, estabilidade e potencial de crescimento estão entre os atrativos do setor

O setor de franquias odontológicas tem chamado a atenção de investidores que buscam modelos de negócio com alta demanda, estabilidade e potencial de crescimento. Ele oferece suporte operacional, marketing, padronização de processos e acesso a tecnologia de ponta. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que inclui as franquias odontológicas, registrou um crescimento de 16,5% em 2024, movimentando cerca de R$ 64,8 bilhões. Essa expansão é impulsionada pelo aumento da procura por serviços de saúde de qualidade e com preços acessíveis, sobretudo em regiões fora dos grandes centros urbanos. Ainda segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o mercado de odontologia movimenta R$ 38 bilhões por ano, sendo a segunda profissão mais rentável do país, com mais de 400 mil profissionais ao redor do Brasil.

"As franquias odontológicas ocupam uma posição de destaque no franchising brasileiro por atuarem em um setor essencial, com demanda recorrente e alta previsibilidade de receita. O Brasil é uma das maiores referências internacionais em saúde bucal, tanto pela quantidade de profissionais formados na área quanto pela própria cultura do sorriso, que representa um traço marcante na forma como o brasileiro se comunica e se relaciona", afirma Vinícius Barreto, vice-presidente da vertical de Scale Up do Ecossistema 300 Franchising. “Isso se reflete diretamente na busca constante por serviços de odontologia e estética orofacial, como aplicação de botox e outros procedimentos que vêm ampliando o ticket médio das clínicas”, completa o executivo.

Dentro deste cenário promissor destaca-se o PróRir, rede de clínicas odontológicas, que atualmente conta com 20 unidades e diversificou seu plano de negócio para acelerar a expansão da rede. “Lançamos recentemente um modelo de sócio-cotista, que permite ao investidor entrar no setor sem necessariamente se envolver na gestão do negócio e buscar um melhor rendimento para seu dinheiro”, explica João Piffer, CEO da PróRir. “Também é viável para o dentista recém-formado, que deseja empreender, ter sua própri a clínica, mas não tem R$ 300 mil para iniciar o negócio, no entanto, com R$ 50 mil, ele entra de sócio em pelo menos três unidades”, completa o executivo. Com a iniciativa, a marca pretende chegar a 30 unidades até o final do ano, especialmente nas regiões Metropolitana e Fluminense do Rio de Janeiro, e faturar R$ 22 milhões.

O especialista do Ecossistema 300 reforça que as estratégias das redes mostram uma alternativa sólida para recém-formados, que saem da universidade com uma formação técnica de excelência, mas com preparo pouco para empreender. "O modelo de franquia oferece justamente esse suporte em gestão e marketing, favorecendo a escalabilidade com processos padronizados. Do ponto de vista do investidor, é um segmento com baixa exposição a sazonalidades e grande potencial de expansão regional, ideal para diversificação de portfólio", diz Barreto.

As franquias odontológicas oferecem diversas vantagens, como:

  • Demanda recorrente: cuidados odontológicos são contínuos, o que gera fluxo constante de pacientes;
  • Baixo risco operacional: o franqueado conta com treinamento, consultoria e suporte da franqueadora;
  • Escalabilidade: é possível abrir mais de uma unidade com base na performance da primeira;
  • Valorização da marca: o uso de uma marca conhecida transmite adicionalmente e atrai clientes.

“Buscamos constantemente por soluções que auxiliem os nossos franqueados em suas operações, seja para atrair mais pacientes e fidelizar clientes, ou para melhorar processos de gestão”, comenta Piffer. “É importante ressaltar que, embora os dentistas sejam especialistas na área clínica, nem sempre são treinados na faculdade para serem gestores. Nesse sentido, contar com a expertise de uma rede consolidada pode ser fundamental para o sucesso do negócio. Aqui, na PróRir, auxiliamos o nosso franqueado desde a escolha do ponto ao treinamento da equipe. Contamos com processos e métodos bem estruturados para, desta forma, mantermos um padrão de qualidade em toda a rede”, finaliza o CEO.