quinta-feira, 10 de abril de 2025

MARKETING & NEGÓCIOS


Jornalistas & Cia

Nada mais oportuno que a celebração do Dia do Jornalista (7/4) seja também o marco inaugural do ciclo que dá início às comemorações dos 30 anos deste Jornalistas&Cia, a se completarem em setembro. Ele se propõe a debater, em sete sucessivos encontros mensais, O presente e o futuro do Jornalismo, com o estratégico apoio da ESPM e de seu Curso de Jornalismo, dirigido pela professora Maria Elisabete Antonioli.

O primeiro desses sete encontros, realizado em 31 de março, colocou em debate o tema (Des)Inteligência Artificial: O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano, com as participações de três profissionais que têm dado excepcional contribuição ao jornalismo: Eugênio Bucci (ECA-USP), Francisco Rolfsen Belda (Unesp/Projor) e Pedro Doria (Meio), com moderação do professor Antonio Rocha Filho, da ESPM.

O repórter Victor Felix acompanhou as discussões e reproduz nesta edição especial os principais temas debatidos, em que a formação pessoal dos profissionais da área foi ponto central.

Na coluna MediaTalks by J&Cia, Luciana Gurgel informa que a história de Jean Charles de Menezes − imigrante brasileiro morto pela polícia britânica em 2005 − será tema de uma nova série documental da Disney+, lançada no ano em que a tragédia completa 20 anos. Em um momento de medo e caos, uma semana após os atentados de 7 de julho daquele ano, a Met − a polícia metropolitana de Londres, então reconhecida por sua seriedade e eficiência − cometeu um erro fatal que tirou a vida de um inocente, confundido com um terrorista e abatido a tiros no metrô.

Luciana afirma que o erro policial, porém, foi agravado pela cobertura da mídia: “As primeiras reportagens distorceram a imagem de Jean Charles, alimentando versões falsas que aprofundaram ainda mais a tragédia”. Na coluna, ela analisa outros equívocos da mídia ao noticiar o caso.

E começa nesta quinta-feira (10/4) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025. Em sua quinta edição, a iniciativa reconhecerá os jornalistas e veículos preferidos na cobertura do Agro pela avaliação dos demais colegas de profissão.

A grande novidade deste ano é a ampliação no número de jornalistas homenageados. Se em 2024 a premiação reconheceu os TOP 30 +Admirados do Ano, em 2025 este número passará a 50. Para participar, basta acessar o link de votação até 24 de abril, preencher um rápido cadastro e informar até cinco profissionais ou veículos por categoria. Não é necessário preencher todos os campos para validar os votos.