Tu és sacerdote para sempre!
Maria Helena Cantamissa
Em 21 de fevereiro de 1965, a Itália enviava para o mundo, o jovem sacerdote Constantino Mandarino.
E quis o destino que ele se encontrasse com a comunidade da Barra da Tijuca para consumar sua missão.
Na sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, a Paróquia São Francisco de Paula, entorpecida das melhores lembranças, celebrou com Frei Dino, os seus 60 anos de santidade.
É uma data carregada de significados para quem o conhece. A todo o canto, por onde esse Pastor apontou o seu cajado, floresceram bons cristãos. Frei Dino é um ser abençoado.
Na catequese infantil, na época coordenada por Mercedes Manão, ele misturava-se com a criançada; na Pastoral do Trabalhador, animava os corpos cansados; na Pastoral Familiar junto com Edneia, não distinguia a formação de seus membros; na Pastoral da Saúde não media esforços para atender com os melhores medicamentos.
Ele era incansável na transformação do tema da Campanha da Fraternidade, numa verdadeira reflexão e com ações que estendiam seus braços para fora dos limites da igreja. Conhecia, como poucos, a real extensão do ecumenismo; estudioso profundo do Meio Ambiente, focava em temas da atualidade, recebendo no Salão Paroquial os maiores ambientalistas do país.
Durante os anos nos quais fora pároco, a Pastoral da Juventude era rica em prodigiosos jovens, como os irmãos Marcele e Diego Faro, Juliana e Manuela Epifânio, Luciano Resende, Luiz Eduardo, dentre outros. Nela cresceu e desenvolveu sua espiritualidade, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e sua linda esposa Analine.
Governador Cláudio Castro e Francisco Maia
E como não poderia ser diferente, Castro marcou presença relembrando ao final da celebração, sua trajetória na SFP, dirigindo palavras de carinho ao frei.
Uniram-se ao celebrante no altar, Frei Célio, Padre Paulo Mello, Padre Marcelão da Igreja Nossa Sra. da Luz, o diácono Joaquim Chagas e o novo pároco da São Francisco, Frei Emerson.
O editor-chefe do "Cidade da Barra", Afonso Campuzano, compareceu à concorrida missa, com sua inseparável esposa Helena, para cumprimentar esse grande homem a quem tanto amamos.
Fica o registro de rostos agradecidos por fazer parte desse marco histórico/religioso, como os casais Ana Cristina/Horácio, Guimo/ Luiza, Denise/Vicente, Francisco/Elen, Maria José/Paulo, Abilio/Dulce; das catequistas Branca, Daisy, Berenice, Zila, Rosali; de Maria Thereza Favoreto, Helena Célia Nascimento, Carina e Jacinta Feitosa, Álvaro Ventura, Mário Terra, Deise e Renata Fortes, dentre outros, para citar apenas alguns fiéis que parabenizaram Frei Dino.
Desejamos vida longa com saúde ao nosso amado Pastor, para que possa saborear os frutos, da frondosa árvore que aqui plantou.