Com a publicação do primeiro capítulo da série especial 30 anos em 30 semanas, damos início às celebrações do 30º aniversário de J&Cia. Ao retratar 30 anos em 30 edições, o que passaremos a fazer semanalmente a partir de agora, Jornalistas&Cia nos dá a oportunidade de rever grandes e pequenos acontecimentos de nossa atividade e de relembrar temporadas profissionais que ficaram no retrovisor e − por que não? − na história do Jornalismo.
O editor Fernando Soares debruça-se semana a semana, inicialmente nas edições impressas (nosso arquivo vivo), e a partir de um certo momento nas edições digitais. Com outras atividades programadas ao longo do ano, cremos estar fazendo uma celebração à altura de nossas três décadas de vida.
O escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva, que é cadeirante, foi vítima de agressão em 23/2, em São Paulo. Autor do livro Ainda Estou Aqui, que inspirou o filme concorrente ao Oscar, teve um desfile em sua homenagem promovido pelo bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. Durante o evento, ele usava uma máscara de Fernanda Torres, atriz que interpreta sua mãe no filme; contudo, pouco antes de desfilar, um homem lançou uma lata de cerveja em sua direção e em seguida arremessou uma mochila que acertou seu rosto.
Márcio Erlich morreu na manhã de 24/2 no Rio de Janeiro, aos 74 anos, de choque séptico e falência de múltiplos órgãos. Deixa dois filhos e um neto, e viúva a também jornalista Renata Suter.
Carioca, médico psiquiatra de formação pela UFRJ, começou no jornalismo como desenhista, em 1969, publicando tiras e cartuns na Tribuna da Imprensa. Passou a escrever também, e assinava a coluna semanal Janela Publicitária na Tribuna. De 1977 em diante, especializou-se no noticiário de publicidade. Foi colaborador ativo da Editora Referência, onde dirigiu a sucursal Rio do site Propmark até o início dos anos 1990, quando se dedicou definitivamente ao seu próprio site Janela Publicitária, que manteve até agora.