Projeto capacita mais de 200 jovens da rede pública carioca em cultura digital e tecnologia
Em iniciativa promovida pela Criape, oficinas de robótica, games, animação e empreendedorismo social, conectaram aprendizado prático a soluções para a comunidade e ao mercado de trabalho
O Multiplique o Bem Tech, executado pela CRIAPE com patrocínio da Prefeitura do Rio por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura ISS, ofereceu oficinas de cultura digital e tecnologia para mais de 200 estudantes com idades entre 9 e 17 anos da rede pública de ensino no Rio de Janeiro. Realizado em três escolas das comunidades da Rocinha, Maré e Higienópolis, o programa viabilizou o aprendizado de robótica, games, desenvolvimento de aplicativos e sites, animação e empreendedorismo social, com o propósito de despertar o interesse dos jovens pelo universo digital e prepará-los para o mercado de trabalho.
Os alunos participaram de oficinas que abrangeram temas como introdução à robótica, automação e Internet das Coisas (IoT), princípios de eletrônica e eletricidade, e desenvolvimento de protótipos robóticos utilizando o software Tinkercad e o Kit Arduino UNO. Durante o processo, os adolescentes também trabalharam em programas de equipe no formato MVP (Minimum Viable Product), voltados à criação de soluções conectadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com impacto positivo em suas comunidades e escolas.
O projeto culminou em dezembro com um evento no Colégio Estadual Clóvis Monteiro, no qual os participantes apresentaram os protótipos desenvolvidos ao longo do ano. Segundo Leila Neto, CEO da CRIAPE, a iniciativa transformou a visão dos estudantes sobre o futuro e seu papel no mercado de trabalho.
A CEO enfatizou a importância de iniciativas como estas e comentou sobre o principal exemplo de inovação conquistado neste projeto: "O protótipo feito pelos alunos de uma mão robótica voltada para pessoas amputadas ou com limitações motoras foi um exemplo que ilustra como a tecnologia pode transcender sua função básica, tornando-se uma ferramenta de transformação social".
Que destacou também: "Nosso objetivo foi demonstrar que a tecnologia não é apenas um recurso funcional, mas uma oportunidade de criar, inovar e transformar realidades. Os jovens nos surpreenderam com sua criatividade e comprometimento, evidenciando que seu potencial é ilimitado quando têm acesso às ferramentas adequadas”.