XIII Concerto de Natal da Família Imperial será realizado no Rio de Janeiro
Evento abre o Bicentenário de D. Pedro II, que será comemorado no biênio 2025 e 2026
Com o apoio do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, a Banda Sinfônica do Corpo dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil apresentará, no próximo dia 17 de dezembro, às 18h, o XIII Concerto de Natal da Família Imperial.
O evento será realizado na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Catedral da Coroação de D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, no Centro Imperial do Rio de Janeiro – RJ.
O repertório terá obras musicais natalinas e cívicas. O concerto abre o Bicentenário de D. Pedro II, que será comemorado no biênio 2025 e 2026.
A Banda Sinfônica do Corpo dos Fuzileiros Navais foi criada por D. João VI em 1809 e é a mais antiga corporação musical militar do Brasil. A banda também possui gaiteiros, uma tradição escocesa, que farão uma apresentação de alguns números musicais.
A regência da orquestra e do coral ficará a cargo dos maestros Primeiro-Tenente Irineu Amaro da Rocha Neto e o Capitão de Corveta Nerias Oliveira Morel.
Histórico
Por ser o templo mais próximo ao Paço, D. João VI designou a Igreja Nossa Senhora do Carmo como nova Capela Real Portuguesa.
Como capela Real, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi palco de importantes eventos, como a sagração de D. João VI como rei de Portugal, Brasil e Algarves em 20 de março de 1816, após a morte de D. Maria I. Ali também, o príncipe D. Pedro, futuro imperador do Brasil, recebeu sua esposa D. Leopoldina de Áustria, no dia 6 de novembro de 1817, com quem tinha se casado por procuração meses antes.
Nesse período, o templo teve muita importância no desenvolvimento da música erudita no Rio de Janeiro. Foram regentes e compositores da Capela Real o brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia e o português Marcos Portugal.
Após a Independência do Brasil, a igreja passou a ser a Capela Real Imperial e sediou as cerimônias de sagração dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, bem como o casamento da Princesa Isabel com Louis Phillippe Gaston d'Orléans, o Conde D'Eu, em 15 de outubro de 1864.
Concerto de Natal da Família Imperial 2024
17 de dezembro - 18 horas
Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
Rua Primeiro de Março, Centro Imperial do Rio de Janeiro
Reservas: https://www.sympla.com.br/