terça-feira, 12 de novembro de 2024

GERAL

Preparação para Black Friday

Os especialistas da ESPM em diversas áreas - economia, varejo, comportamento do consumidor, finanças, tecnologia e segurança digital - estão disponíveis para comentar os mais variados assuntos sobre a data


A Black Friday é uma das datas comerciais mais aguardadas pelos consumidores e varejistas. Este ano, o dia exato para as grandes promoções é 29 de novembro. O evento, no entanto, vem sendo celebrado ao longo de todo o mês por algumas marcas/empresas.

Este ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve alcançar um faturamento de 7,93 bilhões de reais no comércio eletrônico, o que representa um crescimento de 10,18% em comparação ao ano anterior. 

Os especialistas da ESPM em diversas áreas - economia, varejo, comportamento do consumidor, finanças, tecnologia e segurança digital -  estão disponíveis para comentar os mais variados assuntos sobre a data. 

Confira abaixo as sugestões de fontes e temas da ESPM:

 

Economia

Os impactos na economia com a Black Friday
Fábio Pesavento, professor de economia e conjuntura Econômica da ESPM
- Patrícia Andrade, professora de fundamentos da economia da ESPM

Como analisar os prós e contras nas compras parceladas e com juros
- Paula Sauer, professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira da ESPM 

Comportamento

Educação financeira nas compras durante a Black Friday
Paula Sauer, professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira da ESPM

O impacto da Black Friday na vida das pessoas e suas relações de consumo
Karine Karam, professora de Comportamento do Consumidor e  Antropologia do Consumo da ESPM
- Bianca Dramali, professora de comportamento do consumidor da ESPM
- Pedro de Santi, professor de Comportamento do Consumidor e psicanalista da ESPM 

Comportamento e a euforia do consumo
- Tiago Pereira, professor e coordenador do curso de Ciências do Consumo da ESPM

Dicas de como economizar na Black Friday e fazer as melhores escolhas
Paula Sauer, professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira da ESPM

 E-commerce e segurança digital

Como evitar golpes na compra online
Carlos Rafael, professor de Segurança Digital do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM
- Osmany Arruda, professor Cyber Security e Perícia Forense Computacional da ESPM

Direito digital

O que fazer quando cair num golpe digital
- Marcelo Crespo, coordenador dos cursos de direito da ESPM e especialista em direito digital

Varejo

Como se destacar e atrair mais clientes para o seu negócio
- Evandro Lopes, professor de Comportamento do Consumidor e  Varejo da ESPM
- Isabella Vasconcellos, professora de Comportamento do Consumidor Business Administration da ESPM               

Campanhas e exposição de produtos no ponto de venda
Ricardo Pastore, professor e coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM
- Dino Gueno, professor do Núcleo de Varejo da ESPM