quarta-feira, 27 de novembro de 2024

CIDADE


Iguá Saneamento

Iguá realiza melhorias nas redes de abastecimento da Zona Oeste durante parada programada do Guandu

Melhorias em bairros da Zona Oeste ampliam segurança e eficiência da rede de água para milhares de pessoas

Rio de Janeiro, novembro de 2024 - A Iguá, responsável pelo saneamento básico de 19 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, aproveita a manutenção anual do Sistema Guandu para implementar uma série de melhorias no sistema de abastecimento de sua área de atuação, beneficiando milhares de moradores da região. A intervenção no Guandu, realizada pela Cedae para preparar as estruturas para os meses mais quentes do ano, suspenderá a produção de água na próxima terça-feira (26/11), com impactos no abastecimento. Programada para ocorrer entre meia-noite e 22h, a paralisação permitirá mais de 20 ações simultâneas da Iguá,  

Entre as melhorias programadas, estão a instalação de equipamentos que irão aperfeiçoar a capacidade de distribuição de água, essenciais para uma região em crescimento constante. Além disso, as manutenções vão otimizar o desempenho do sistema, permitindo o retorno mais rápido do abastecimento em casos de paradas emergenciais. 

Para realização dos serviços, serão necessárias intervenções no trânsito. Um trecho de circulação do BRT, localizado na Rua Cândido Benício (próximo à estação Praça Seca), está interditado, até o final da obra, com a orientação de agentes de trânsito.  

“A parada do Guandu é uma janela estratégica que nos permite implementar melhorias essenciais no sistema de abastecimento. Para executar manutenções de maior complexidade, é imprescindível que as tubulações estejam secas, então o momento da parada é ideal. Trabalhamos para que essas ações tragam benefícios duradouros e sustentem a qualidade do fornecimento de água tratada, sempre atentos em reduzir o impacto na rotina da população,” afirma Lucas Arrosti, Diretor de Operações da Iguá. 

Após a retomada da produção integral de água tratada pela Cedae, o fornecimento nas áreas de atuação da Iguá será retomado gradativamente, em até 72h após a finalização dos serviços. A normalização ocorre conforme o tempo necessário para a pressurização da rede e as características do sistema de distribuição em cada localidade. Nas regiões das extremidades do sistema, as chamadas “pontas de rede” e nas áreas mais elevadas, o retorno pode levar mais tempo.  

Ao longo da paralisação da ETA Guandu e enquanto houver impactos na sua área de concessão, a Iguá priorizará o abastecimento aos serviços essenciais, tais como unidades de saúde e ensino, inclusive com fornecimento de caminhões-pipa. A companhia recomenda o reforço do uso consciente de água e permanece à disposição dos clientes pelos canais de atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp). 

Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro    

A partir de um contrato de concessão de 35 anos, a Iguá atende, desde 2022, a cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Nos primeiros dois anos, os focos da companhia foram em eficiência operacional e qualidade de atendimento, com investimentos robustos em tecnologia e inovação.    

Nos primeiros dois anos de operação, foram realizados aportes de mais de R$ 500 milhões no estado. Em 35 anos, as regiões atendidas pela concessionária receberão R$ 2,1 bilhões, que serão investidos em projetos desenvolvidos para promover melhora considerável na qualidade de vida da população. A Iguá tem o propósito de colaborar com a universalização do acesso a água e saneamento básico e trabalha todos os dias para entregar aos seus clientes um serviço de excelência, pautado pela transparência.  
 
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 19 municípios, de cinco estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ e SP), com 8 operações que beneficiam quase 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2024, a Iguá venceu o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, onde atenderá 74 municípios, e o leilão de PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), arrematando o lote 3, pelo qual vai operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná. 
 
Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark. A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance), demonstrando maturidade desde a certificação inicial e reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados em suas operações. Em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).