BYD SHARK É UMA NOVA REFERÊNCIA DE PICAPE TOP

A BYD, líder disparada na venda dos carros eletrificados no Brasil e no mundo, lançou a primeira picape híbrida plug-in do mercado brasileiro, a Shark. Primeiramente chama a atenção o design que ficou muito bonito e vale acrescentar que o líder da equipe que desenhou o carro é o alemão Wolfgang Egger, que foi designer-chefe das marcas de automóveis de luxo europeias Audi, Alfa Romeu e Lamborghini. A Shark é uma picape média que tem dois motores elétricos, um no eixo e dianteiro e outro no eixo traseiro mais o motor a combustão 1.5 turbo que juntos geram uma potência combinada de 437 cavalos ou seja mais que o dobro das outras picapes do segmento médio que só tem motor a combustão e tem torque de 65 kgfm. Usando só a bateria a autonomia fica em torno de 100 km e a bateria é a Blade de 29,6 kwh que carrega de 30 a 80% em apenas 20 minutos e a autonomia combinada chega a 840 km e a arrancada de 0 a 100 km/h fica em apenas 5,7 segundos. O interior é sofisticado, tem bom acabamento e um design moderno, limpo, sem exageros e até muita suavidade nas linhas e bons materiais como se a picape fosse um carro de luxo e as teclas são bem acessíveis. O sistema multimídia tem tela rotativa de 12,8” e muita informação de fácil acesso e ^se pode ter acesso remoto ao carro através do aplicativo BYS. A Shark tem head up display que projeta no para-brisa, bem aos olhos do condutor, informações importantes como a velocidade máxima da pista, a velocidade do carro e outras. A caçamba tem boas dimensões para o segmento e tem capacidade para 1.200 litros. Andando a arrancada impressiona muito mas é fácil perceber o conforto já que a suspensão dianteira e a suspensão traseira são Double Whishbone, dois braços. Na segurança o carro também dá banho com o sistema ADAS que reúne mais de 30 dispositivos e equipamentos para evitar ou minimizar qualquer colisão. Muito importante para quem vive no campo é a função VTOL, que garante o uso de energia elétrica do carro para ligar eletrodomésticos. A BYD já está disponível nas lojas por R$379.800 com seguro incluído e outras vantagens. É uma picape que veio para mexer com o mercado e ser uma nova referência para quem quer uma picape top.CARRO ELÉTRICO GERA ENERGIA PARA CASA
Já está à venda nas concessionárias GWM o cabo V2L. Um acessório que transforma a energia da bateria dos veículos Haval H6 plug-in em uma fonte prática de alimentação para diversos equipamentos eletrônicos externos de 220 volts ou bivolt. Alguns carros da BYD já vem com um cabo para a mesma função e durante o apagão de vários dias na cidade de São Paulo teve gente que ligou computador, carregador de celular, cafeteira e até geladeira na bateria do carro. É isso mesmo, alguns carros elétricos podem funcionar como gerador de energia evidentemente fazendo um revezamento dos diversos equipamentos eletrônicos porque o cabo tem uma limitação de potência dependendo do modelo.
PRIMEIRO HÍBRIDO DO GRUPO STELLANTIS VAI SER UM FIAT
Stellantis anuncia a chegada do primeiro veículo híbrido-flex da marca Fiat ao Brasil. O modelo nacional equipado com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pela empresa, já está sendo produzido no Polo Automotivo de Betim e será lançado no próximo mês no mercado brasileiro. O primeiro veículo híbrido-flex concebido e produzido no país representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul. Ampliada recentemente a fábrica de motores do Polo Automotivo de Betim agora possui capacidade de produção de 1,1 milhão de motores por ano consolidando o Brasil como hub de referência global no desenvolvimento de motores e da tecnologia Bio-Hybrid.