Factorial impulsiona a diversidade no Rock in Rio com banco de talentos para atuar na Rock World exclusivo para minorias
Startup unicórnio fará ação de captação de talentos exclusiva para mulheres e pessoas com deficiência durante o festival para trabalhar na Rock World, empresa organizadora do festival
A Factorial, startup unicórnio desenvolvedora de software para gestão e centralização de processos de RH e DP –, firma parceria estratégica com o Rock in Rio 2024 para atuar diretamente no recrutamento, admissão e desenvolvimento dos talentos da Rock World – empresa organizadora do festival. Neste ano, o compromisso com a diversidade será o foco principal da colaboração, com a criação de um banco de talentos exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência, que visa ampliar a inclusão no setor de entretenimento e eventos.
A iniciativa é parte da frente de ação da Rock World em promover a pluralidade em seus processos e, durante o evento, a Factorial reforçará esse compromisso com a instalação de um totem interativo. Esse ponto de engajamento no festival permitirá que o público conheça de perto as iniciativas de diversidade da Rock World, além de apresentar vagas afirmativas dentro da empresa para ampliar o acesso de grupos sub-representados ao mercado de trabalho.
Outra novidade apresentada pela Factorial durante o festival será o Rock U, uma trilha de capacitação profissional voltada para produtores de eventos, que conectará o público ao universo da produção de grandes shows. O projeto, desenvolvido em parceria com a Rock World, busca fomentar o desenvolvimento de novos talentos e fortalecer a indústria de eventos no Brasil, oferecendo oportunidades de aprendizado e networking no coração de um dos maiores festivais do mundo.
"Com essa parceria, a Factorial reafirma seu papel como um agente de transformação, não apenas na gestão de pessoas, mas também no incentivo a práticas inclusivas e ao desenvolvimento de uma força de trabalho diversa e qualificada para o setor de entretenimento", comenta Renan Conde, CEO Brasil da Factorial. Ele explica, ainda, que a parceria com o Rock in Rio se fundamenta na crença de que o desenvolvimento de pessoas e a diversidade são as grandes alavancas para o sucesso.
Ambas as empresas têm como objetivo promover ambientes inclusivos, reconhecendo a capacitação como um fator essencial para o crescimento. Com sua expertise em gestão de pessoas, a Factorial modernizará os processos seletivos da Rock World, que atualmente são realizados de forma manual e sem automação, o que limita a eficiência na gestão de talentos.
A implementação da solução da Factorial automatizará os fluxos de recrutamento, tornando-os mais ágeis e eficazes, permitindo que o setor de RH concentre esforços em iniciativas estratégicas, como a inclusão de mulheres e pessoas com deficiência – áreas prioritárias para o festival. A nova abordagem trará mais clareza e eficiência tanto para os candidatos quanto para a gestão interna. Ao otimizar esses processos, a colaboração reforça o compromisso com a diversidade e o desenvolvimento de pessoas como elementos centrais para o sucesso de ambas as organizações.
O CEO Brasil da Factorial ressalta, ainda, que o foco principal é destacar a importância da pluralidade nos festivais e na equipe da Rock World, "Queremos mostrar que todos são bem-vindos, independentemente de sua identidade. A parceria reforça esse compromisso, fornecendo soluções de RH que automatizam processos seletivos e gestão de talentos, garantindo uma abordagem inclusiva e eficiente", pondera Renan Conde.
O espaço de pluralidade do Rock in Rio está sendo projetado para destacar a inclusão, com uma comunicação visual que mistura cores e elementos para reforçar essa mensagem. O totem da Factorial, com adesivagem específica, proporcionará uma experiência interativa, com apoio de um colaborador no local. Além disso, uma landing page desenvolvida pela Factorial dará acesso a informações sobre o manifesto de pluralidade do Rock in Rio, vagas afirmativas para mulheres e PCDs, e o Rock U, trilha de capacitação para produtores de eventos. A Factorial automatiza todo o processo seletivo da Rock World, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão. O Espaço Plural está localizado perto do Palco Mundo, durante todos os dias do festival. Interessados podem ter mais informações através do site: rockworld.factorialhr.com.br
A Factorial é uma startup unicórnio desenvolvedora de software para gestão e centralização de processos de RH e DP. A HRTech foi fundada em 2016 por Jordi Romero e Bernat Farrero, e está sediada em Barcelona e atua em outros 8 países: França, Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México. Chegou ao Brasil em 2022, com um aporte superior a US$80 milhões obtido em uma rodada de financiamento série B liderada pela Tiger Global Management e poucos meses depois, se tornou unicórnio, com a captação de US$120 milhões de um aporte Série C. Com mais de 80 mil empresas atendidas, entre elas, KFC, Agrotools, Play9, Grupo Bramam, Mapple Bear, OBoticario, Zenklub, Booking.com e Sou Smile, a Factorial digitaliza atividades de RH e DP para otimização de tempo, redução de custos e atribuição ao que mais importa: as pessoas.