Jornalistas&Cia completará 29 anos no final de setembro e dedicará a edição de aniversário a uma causa que abraçou há alguns anos: a presença dos negros no jornalismo brasileiro. Desta vez, o objetivo é mostrar, de forma inédita, a força do empreendedorismo entre os jornalistas negros e negras do Brasil, que criaram e lideram seus próprios veículos, em diferentes áreas de atuação, abrindo janelas de oportunidades para seus pares e ampliando a ainda tímida diversidade nos meios jornalísticos.
Aliás, quem fará a reportagem é um desses empreendedores: Rosenildo Ferreira, criador e diretor do site 1 Papo Reto e que por vários anos atuou na grande imprensa (IstoÉ Dinheiro, Agência JB e Gazeta Mercantil).
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) reelegeu Marcelo Rech como presidente para o biênio 2024-2026. Também foram eleitos os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria da ANJ para o próximo biênio. Carlos Fernando Lindenberg Neto, o Café, segue como presidente do Conselho de Administração.
A ANJ também fez uma mudança de estatuto: a partir de 2026 os mandatos dos Conselhos de Administração e Fiscal serão de quatro anos e não mais de dois.
A edição destaca ainda a trajetória de Silvio Santos, falecido em 16/8, vista por diferentes ângulos: Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio, aborda a relação dele com o jornalismo; o diretor Eduardo Ribeiro recorda um episódio pessoal, em que talvez tenha entrado de gaiato na conversa do apresentador; Luciana Gurgel, na coluna MediaTalks by J&Cia, também recorda um episódio pessoal para destacar a gentileza e a humildade de Silvio; e o colunista Álvaro Bufarah enfatiza em seu espaço as raízes radiofônicas da carreira de Senor Abravanel.