quinta-feira, 15 de agosto de 2024

GERAL

 O Museu Judaico de São Paulo receberá a Nano Bíblia, a menor Bíblia Hebraica do mundo, que conta com apenas cinco exemplares no mundo todo

Nano Bíblia a ser integrada ao acervo do Museu Judaico de São Paulo | Crédito Divulgação 

Na quarta-feira, de ontem às 18h30, o Museu Judaico de São Paulo apresentou a Nano Bíblia, o menor Tanach (Bíblia Hebraica) do mundo, que foi exibida em um espaço exclusivo. Criada usando um feixe de íons focalizado, a Bíblia Hebraica, composta por 1,2 milhões de letras, foi gravada em uma fina camada de ouro de 20 nanômetros de espessura, átomo por átomo. Esta nanotecnologia, criada pelo Technion, Instituto Tecnológico de Israel, responsável pela doação ao museu brasileiro, demonstra como a ciência de ponta e tradição milenar podem coexistir harmoniosamente.

Um dos exemplares, que está no Museu de Israel em Jerusalém, foi emprestado para uma missão espacial internacional em 2022, outro exemplar foi dado ao Papa Bento XVI em 2009 e outros integram acervos em Israel, nos Estados Unidos e agora em São Paulo, no Museu Judaico. O evento de recepção da Nano Bíblia no acervo permanente do museu contou com a presença do diretor da Technion, o físico Uri Sivan.