domingo, 25 de agosto de 2024

GASTRONOMIA





 

IBMR recebe curso gratuito de gastronomia sustentável do Instituto Capim Santo

Projeto Cozinha do Amanhã está com inscrições abertas até 27 de agosto

O curso Cozinha do Amanhã está com vagas abertas para sua 2ª edição em 2024. Focada em gastronomia sustentável, a formação será desenvolvida na Cozinha Pedagógica, do curso de Gastronomia, na unidade Barra, do Centro Universitário IBMR (Avenida das Américas, 2603). A oportunidade é oferecida pelo Instituto Capim Santo, em parceria com o Instituto Bia Rabinovich. 

As inscrições para o processo seletivo ficam abertas até 27 de agosto. Para participar, basta clicar no link “Rio de Janeiro”, do site: https://institutocapimsanto.org.br/portfolio-items/cozinha-do-amanha/

Nesta edição, as aulas começam no dia 3 de setembro. As aulas serão realizadas toda terça, quinta e sexta-feira, das 13h às 17h, no IBMR. Serão 200 horas de aulas práticas e teóricas. Nelas, os alunos aprendem novas técnicas e manipulação de ingredientes com aulas sobre massas, panificação, carnes, entre outros. Na formação, eles também adquirem conhecimento para a produção de pratos regionais mais complexos. 

Sempre com olhar para o meio ambiente, a prioridade da formação é a sustentabilidade, a partir do controle dos resíduos produzidos em aula e do desperdício zero de alimentos. A partir destes conteúdos e do desenvolvimento de competências e de habilidades importantes para o mundo do trabalho na gastronomia - como postura profissional, boas práticas de manipulação de alimentos e valorização de ingredientes locais - os novos cozinheiros e cozinheiras saem aptos ao trabalho.

“Temos uma estrutura totalmente profissional neste laboratório do sabor e do conhecimento no IBMR. Sempre abrimos as portas deste espaço tão especial pois identificamos que esta formação é uma das inclusivas em gastronomia no país. Milhares de profissionais no Brasil já potencializaram suas carreiras e ampliaram perspectivas de atuação após concluírem este curso. Nesta edição no Rio, outros tantos vão usufruir disso também”, anima-se o diretor do IBMR, Vinícius Costa. A instituição é integrante do Ecossistema Ânima no Rio de Janeiro.


Milhares de alunos

Tanto o Capim Santo quanto o Instituto Bia Rabinovich atuam na promoção de cursos gratuitos na área da gastronomia para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Até agora, o curso formou mais de 7.500 alunos nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.

“A formação não trabalha a gastronomia com um fim em si mesma, mas parte de sua democratização como ferramenta de mobilidade social, contribuindo para a geração de renda, o emprego digno e para a superação dos grandes desafios que essa população enfrenta. O curso também é um espaço para troca de saberes e de experiências entre os alunos”, explica o presidente do Instituto Capim Santo, Luccio Oliveira. 

Acompanhando a evolução e o impacto social da formação no currículo dos ex-alunos da iniciativa, estima-se que cerca de 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários e até mesmo empreendedores.