JOÃO MENDES
RENAULT KARDIAN PREMIERE EDITION É A TOP DA LINHA
O destaque da Renault no Festival Interlagos foi o SUV médio Kardian que eu testei na semana passada. Testei a versão topo de linha denominada Premiere Edition, uma edição especial de lançamento, e o Kardian me surpreendeu no teste. Seu motor é 1.0 turbo, flex, de 125 cavalos com câmbio e-shifter automático, dupla embreagem, comandado por pequena alavanca no console e as trocas manuais nas borboletas atrás do volante. São 3 modos de condução, o pessoal, Sport e eco. O console é mais elevado e nem tem o botão de acionamento do freio de estacionamento eletrônico e a alavanca das marchas além de porta-objetos. São 6 air bags e 13 sistemas avançados de assistência de direção. Tem controle de velocidade adaptativo, câmera multiview, alerta de ponto cego, multi-sense com ambient lighting (personalização da luz ambiente), frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, faróis 100% e muito mais. O interior desta versão tem o revestimento dos bancos parte em tecido e parte em couro com costura na cor laranja, o painel de instrumentos é digital, a tela do multimídia é de 8”, no console tem 3 tomadas (12v, USB e USB-C), o ar condicionado é digital e tem práticos porta-objetos no console nas portas. O porta-malas tem capacidade para 410 litros o que é muito bom e com os bancos rebatidos a capacidade aumenta para 1.304 litros. Gostei do design, da estabilidade, dos itens de segurança e da economia. Consegui 13 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada usando só gasolina. A versão testada, Première Edition, é a mais completa e custa R$132.990. A versão de entrada é a Evolution que custa R$112.790 e a versão intermediária é a Techno por R$122.990.
MAIS SOBRE FESTIVAL INTERLAGOS AUTOMÓVEIS
Já considerado o maior evento de experiência motor do mundo, o Festival Interlagos 2024 Automóvel, em sua terceira edição, que aconteceu entre os últimos dias 8 a 11 de agosto, assumiu definitivamente o protagonismo do segmento de eventos do setor automotivo. Com números dignos das principais mostras mundiais, o Festival reuniu cerca de 50 expositores, entre montadoras, autopeças, serviços e acessórios do setor. Além disso, os organizadores registraram um total de 118,7 mil visitantes nos quatro dias de operação do Festival, sendo que 48% desses visitantes eram de fora da cidade de São Paulo e ainda foram credenciados 568 jornalistas e influenciadores e aproximadamente 3.600 pessoas trabalharam no evento. Eu fui conferir de perto o Festival Interlagos e o evento realmente matou aquele Salão de Automóveis tradicional porque o visitante podia andar nos carros. Tinha o ingresso normal para a visitação e tinha o ingresso para as experiências. Foram 8.906 test-drives com visitantes, efetuados por 93 veículos diferentes, que iam desde carros de entrada até modelos míticos, como Ferrari, Porsche, Mustang ou Range Rover. Foram exatos 38.300 km rodados durante o evento, no asfalto do traçado e nas pistas de off-road e habilidade especialmente criadas para o Festival. E detalhe: zero acidentes. Zero saídas da pista. Zero derrapagens. Diante de tanto sucesso, os organizadores já confirmaram as datas para a edição 2025. O Festival Interlagos 2025 Motos vai de 28 de maio a 1º de junho e o Festival Interlagos Automóvel vai de 11 a 15 de junho. De parabéns os organizadores do evento Marcinho Saldanha Marinho e Eduardo Bernasconi.
VEM AÍ O VILLAGE CLASSIC CAR 2024
Com organização do Rio de Janeiro Porsche Clube e do Veteran Car Club do Brasil vai acontecer no Espaço de Eventos do Village Mall, de 19 a 29 de setembro, mais uma edição do Village Classic Car. É a melhor exposição de autos antigos da cidade porque reúne sempre carros selecionados e em ótimo estado de conservação. O melhor de tudo é que a entrada é franca e o estacionamento é no Village Mall, Av. das Américas, 3.900.
PASSA DE UM MILHÃO A PRODUÇÃO DE MOTOS EM 2024
A Indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus - PIM superou a marca de 1 milhão de unidades produzidas no acumulado do ano. De janeiro a julho, 1.015.201 unidades saíram das linhas de montagem, alta de 14,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, esse volume representa o melhor desempenho para o período desde 2012. No sétimo mês do ano, foram fabricadas 147.125 motocicletas, alta de 19,7% na comparação com julho de 2023 e de 38,4% em relação a junho. De acordo com levantamento da associação, esse foi o melhor resultado para o mês em 14 anos.