Pelas leis eleitorais americanas, dificilmente uma chapa que não tiver Kamala Harris poderá usar do dinheiro arrecadado pela campanha de Biden
Emanuel Pessoa
Joe Biden acaba de desistir da sua candidatura à reeleição, alegando que seria o melhor para o seu partido e para os Estados Unidos. A questão que fica é: se Biden entende que ele não tem a capacidade de concorrer à reeleição, ele seria capaz de concluir o seu mandato?
A princípio, a candidatura do Partido Democrata deverá ser de Kamala Harris. O motivo não é ela ser a mais preparada ou um fenômeno eleitoral. Longe disso. Kamala Harris é vista como inábil e impopular. A razão é financeira.
Pelas leis eleitorais americanas, dificilmente uma chapa que não tiver Kamala Harris poderá usar do dinheiro arrecadado pela campanha de Biden, de mais de cem milhões de dólares. Como ela estava na chapa de Biden, Kamala Harris poderá usar o dinheiro. Sem ela, o candidato largará muito atrás dos Republicanos quanto ao dinheiro para fazer campanha.
Sendo ou não Kamala Harris a candidata, a notícia é excepcional para Trump, pois ele sempre falou que Biden não seria candidato e a impressão que se passa é que os Democratas mentiram sobre o declínio cognitivo de Biden para se manter no poder.
*Emanuel Pessoa é especialista em direito internacional, mestre em Direito pela Harvard Law School e doutor em Direito Econômico pela USP.