quinta-feira, 25 de julho de 2024

GERAL


Iguá Saneamento

Iguá Saneamento leva a escolas públicas de cinco estados programa de conscientização ambiental baseado nas obras de Monet

Projeto Educativo Itinerante Monet contemplou mais de 10 mil pessoas em 54 unidades de ensino

Qual a relação entre o pintor francês Claude Monet e a água? Para a Iguá Saneamento, uma das principais empresas privadas do setor, a obra do mestre do impressionismo é uma forma lúdica e eficiente de levar cultura de qualidade e conscientização sobre a importância da água. Desde março deste ano, a Companhia realiza o Projeto Educativo Itinerante Monet, uma iniciativa que promove vivências educacionais transformadoras por meio da arte e da tecnologia imergindo os alunos ao universo de um dos principais pintores do século XIX.  Guiados pelo impressionismo de Monet, o programa propõe atividades culturais que relacionam o trabalho do artista francês com a temática da água, abordando sua excelência e preservação.

Os números do projeto também impressionam. De janeiro a junho, foram mais de 10 mil beneficiários – em sua maioria, crianças, adolescentes e professores da rede pública de ensino – em 5 estados diferentes. Um total de 40 dias de vivências nas 54 escolas públicas contempladas que produziram quase 20 mil minitelas pintadas e 519 horas de realidade virtual assistida. Nesses 4 meses, a itinerância do projeto rodou por 13 cidades, sempre com o apoio das concessionárias locais e dos voluntários da Iguá – Iguá Rio (RJ), Paranaguá Saneamento (PR), Agreste Saneamento (AL), Sanessol (SP), Atibaia Saneamento (SP) e Águas Cuiabá (MT).

“A água não era apenas uma fonte de inspiração para Monet. Sua maneira única de retratá-la em suas obras reflete sua habilidade técnica e sua profunda conexão com a natureza e a valorização desse recurso, o que se conecta diretamente com o propósito da Iguá”, comenta João Roberto Moraes, diretor de Responsabilidade Social e Institucional da Iguá Saneamento.

Uma das instituições contempladas, a Escola Estadual Prof.ª Iria Barbieri Vita, em Mirassol (SP), enxerga no Projeto Educativo Itinerante Monet a oportunidade de oferecer cultura a estudantes do ensino público.  “A arte torna nossa realidade mais leve e harmoniosa, especialmente a de alunos que, em sua maioria, não têm acesso a esse tipo de conteúdo”, conta Maria Cecília de Carvalho, diretora do colégio.

“A arte de educar passa por muitas linguagens. Receber esse programa foi uma experiência recheada de encanto e aprendizado. Entendemos que existem muitos “Monet” para serem apreciados e garimpados”, conta Jocimar Alves, diretora da E.M. Graciela Elizabeth Almada Diaz, escola de Paranaguá (PR), beneficiada pelo Projeto.  

Alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Agenda 2030 da ONU, o Projeto Educativo Itinerante Monet é apresentado pelo Governo Federal - União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e patrocinado pela Iguá Saneamento com produção da Projetos Lezulat.   A Iguá apoia ações de responsabilidade social como parte de seu compromisso com a comunidade e o meio ambiente. Essas ações visam contribuir para o desenvolvimento sustentável, promover a conscientização sobre questões ambientais e sociais, e fortalecer os laços com as comunidades onde a empresa atua. Por meio de projetos educativos, culturais e de preservação, a Iguá busca impactar positivamente a vida das pessoas e o meio ambiente.

“Chegar ao fim desse processo com os números alcançados traz um sentimento de dever cumprido. É a certeza de que estamos no caminho certo e esse caminho passa pela educação”, finaliza João Roberto.