sexta-feira, 19 de julho de 2024

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 

FIAT PULSE DRIVE S DESIGN TEM ESPORTIVIDADE E BOM PREÇO


Andei no Fiat Pulse Drive S Design que é a versão de entrada do primeiro SUV produzido pela Fiat mas com detalhes de acabamento para justificar a nomenclatura S Design, um visual mais esportivo. Ele tem teto, aerofólio na traseira, retrovisores, as colunas, as molduras das caixas de roda e as rodas de liga leve 16” na cor preta. Seu motor é o 1.3 Fireflex, aspirado, desenvolve até 107 cavalos e câmbio automático CVT. O consumo com gasolina, segundo o computador de bordo, ficou em 12,8 km/l no perímetro urbano e 17,8 km/l na estrada. A Central Multimídia com tela de 10.1” tem o sistema Adventure Intelligence Plus que permite você ter acesso a várias funções do carro, de onde estiver, através do smartphone. O interior é escurecido, tem bom acabamento e bons porta-objetos. Apesar de ser um SUV compacto o porta-malas é bom com capacidade para 370 litros e com os bancos rebatidos chega a 1.238 litros. O carro tem muitos itens que trazem conforto no dia a dia. A chave é presencial, carregador wireless para o smartphone, console central com apoio de braço, tem sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, monitora a pressão dos pneus, um ótimo e completo computador de bordo e muito mais. Para a segurança tem alerta de não utilização do cinto de segurança nos 5 lugares, alerta de limite de velocidade, sinalização de frenagem de emergência, 4 air bags e assistente de partida em rampa. Por ser compacto e ter um motor com potência razoável essa versão do Pulse é gostosa de dirigir. Se encher o porta-malas e colocar 5 ocupantes é evidente que vai ter que ter um pouco de paciência nas arrancadas e retomadas mas este carro tem motor para privilegiar a economia o que é muito importante. Essa versão Drive S Design custa R$117.990.

MEIO MILHÃO DE JEEP RENEGADE

O mês de julho é sempre muito especial para a Jeep®. A marca, que nasceu em 1941, desenvolvia inicialmente veículos para uso militar e se tornou lendária com o passar das décadas, comemora seu 83º aniversário hoje. Para completar, celebra também neste mês a conquista de mais um grande feito: 500 mil unidades vendidas do Jeep Renegade no Brasil. Um dos protagonistas da história da Jeep no país, o Renegade carrega a essência da marca, tanto é que ele é o único com tração 4x4 em seu segmento. Uma referência na categoria, o modelo é dono de um design emblemático e inconfundível, além de um verdadeiro ícone e objeto de desejo dos consumidores, que acumula inúmeros prêmios e títulos desde seu lançamento. Tamanho sucesso não é somente em solo brasileiro. O Renegade produzido em Pernambuco é exportado para diversos países da América Latina, como México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai.   

RENAULT KARDIAN PARA A AMÉRICA LATINA

O Renault Kardian começou a ser exportado para a Colômbia. Depois do mercado brasileiro, onde o Renault Kardian fez a sua estreia mundial em março, e de ser lançado no México em junho, o próximo país que o Kardian está sendo lançado é a Colômbia. Depois, será na Argentina e ainda neste ano chegará a outros mercados da América Latina, totalizando 11 países. O Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico para os mercados internacionais, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos. Trata-se de um veículo completamente novo, que estreia a Renault Group Modular Platform (RGMP), além de ser o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, com o novo motor turbo a gasolina TCe de 120 cv com 200 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna, uma fábrica moderna com altíssimo nível de excelência. A versão mais barata do Renault Kardian vendida no Brasil é a Evolution que custa R$112.720.