O jornalismo de Economia foi sacudido nos últimos anos pela entrada de múltiplas instituições financeiras na atividade. O fenômeno trouxe um alento para o universo profissional e para a qualidade do jornalismo praticado, ao lado de preocupações com os possíveis conflitos de interesse dessa até então incomum subordinação. Novos veículos liderados por jornalistas também anteviram potencial e relevância em atuar com produtos e força próprios, de forma independente e empreendedora.
De outro lado, os veículos tradicionais igualmente se movimentaram e se inovaram para continuar no protagonismo de uma das mais fortes áreas do jornalismo do País.
Foi esse o cenário que levou J&Cia, neste especial do Dia da Imprensa, a ir a campo para entender e explicar melhor como as transformações em andamento estão impactando essa área especializada do jornalismo brasileiro e o mercado editorial e quais caminhos hoje se apresentam para os que estão à frente – e na retaguarda – dessa fascinante jornada.
Não poderia haver escolha melhor para liderar um especial com tamanha responsabilidade do que Cida Damasco, colega que esteve presente por décadas na lida dessa cobertura especializada nos vários veículos em que atuou e nos mais diferentes cargos, entre eles o de primeira (e até agora única) editora-chefe do jornal O Estado de S. Paulo.
A edição destaca ainda a morte de Roberto Müller Filho, que por muitos anos liderou a redação da extinta Gazeta Mercantil, ele próprio uma das fontes de Cida Damasco para o especial; os veículos e profissionais brasileiros indicados do Prêmio Gabo 2024; e que o canal Meio estreia no streaming e tem novidades na equipe.
Em MediaTalks, Luciana Gurgel analisa os efeitos das mudanças no Google que podem fazer o jornalismo sumir das buscas; e na coluna de comunicação corporativa, Eduardo Ribeiro informa, entre outros assuntos, que a agência PRhub, de Marcus de Barros Pinto, Nelson Silveira e Tania Magalhães, inicia operações na segunda-feira (10/6).