terça-feira, 4 de junho de 2024

EDUCAÇÃO

Metodologia educacional brasileira chega na Europa

Plataforma De Criança Para Criança está sendo aplicada em escolas da Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Espanha e Ucrânia

Presente em 95 escolas brasileiras, a metodologia educacional infantil De Criança Para Criança (DCPC) chegou na Europa, começando pela Espanha, agora com sede na Finlândia, indo para a Alemanha, Dinamarca e Ucrânia. Como explica Giba Barroso, cofundador e CEO do DCPC, e seu sócio Vitor Azambuja, cofundador e diretor criativo do DCPC, a sede na Finlândia com o apoio do governo local será a base para levar o programa para outros países do continente.

“Nossa metodologia inova no sentido de transformar as histórias criadas pelos alunos em desenhos animados narrados ou jogos (gamificação) e o governo finlandês tem interesse em desenvolver esse conhecimento”, diz Giba.

O convite para abrir uma empresa em Helsinque (capital finlandesa) surgiu em dezembro de 2023, quando os fundadores do DCPC participaram do HundrED Innovation Summit 2023 (como destaque de projeto brasileiro em educação), que acontecia na cidade. O DCPC terá mentoria do governo finlandês e Giba se mudou para a Finlândia, de modo a estruturar o projeto in loco.

Segundo o HundrED, organização global de educação situada na Finlândia, cuja missão é ajudar a melhorar a educação por meio de inovações importantes, o DCPC está entre as 100 melhores e mais brilhantes inovações mundiais para a educação.

Na metodologia do DCPC, crianças do Ensino Fundamental usam a criatividade e ferramentas tecnológicas para criar histórias com roteiro, desenhos e narração em sala de aula com os conteúdos aprendidos. Os arquivos digitalizados são enviados à plataforma do DCPC para serem transformados em animação. Ao todo, o DCPC já produziu 2,8 mil animações infantis e atendeu mais de 75 mil alunos. Os vídeos podem ser assistidos no canal do DCPC no YouTube (https://www.youtube.com/@decriancaparacrianca).

Nas escolas da Europa, o diretor criativo revela que já foram produzidas 32 animações em cerca de 30 escolas, envolvendo 400 alunos e 35 professores. “Estamos crescendo muito rápido e esperamos atingir por volta de 100 escolas até o fim do ano”,continua Vitor.

Giba Barroso  - Especialista em educação e gamificação, um dos responsáveis pelo projeto Criando Juntos, do De Criança Para Criança, que tem como um dos objetivos a autonomia das crianças em sala de aula quando falamos de aprender por meio de games, vídeos, histórias e o digital. É brasileiro nascido em São Paulo. Formado em Administração, trabalhou em diversos segmentos, mas se especializou no segmento de Pay Tv, atuando desde seu início no Brasil, distribuindo HBO até ser diretor da Sony Pictures. Lançou vários canais como AXN, Warner, Sony, Cinemax, HBO, E!, History Channel e E!. Em 2015 largou o segmento de Pay Tv para lançar o programa De Criança para Criança. Gilberto é o presidente da empresa e tem como propósito fazer com que crianças do mundo todo aprendam e compartilhem conhecimento de forma criativa e democrática.

Vitor Azambuja - Especialista em criação, diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, é sócio e diretor criativo da empresa. Foi premiado em festivais de propaganda no Brasil e no exterior. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.

O Dia de Criança para Criança


O programa De Criança para Criança (DCPC) oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes.