sábado, 15 de junho de 2024

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES  

ID.4 É O 100% ELÉTRICO DA VOLKSWAGEN



Testei o SUV da Volkswagen 100% elétrico ID.4 Pro. Seu motor tem 204 cavalos, a tração é traseira, sua bateria é de 77 Kwh o que dá uma autonomia de 377 km segundo o Inmetro e 717 km segundo a norma WLTP. Sua bateria pode ser recarregada em casa, em tomada de 220 volts, o que demoraria muitas horas para carregá-la por completo mas com  carregador de 11 kw a operação dura 7:30h. Já um carregador mais potente pode deixar a bateria com aproximadamente 80% da carga em apenas 38 minutos. Achei o desenho do carro muito bonito. É um SUV coupé com linhas acertadas e as rodas de 21” dão equilíbrio ao conjunto e tem um teto panorâmico de grandes dimensões. Não tem nada de exagerado nesse carro. A iluminação é toda em LED. O acesso é por aproximação e você tem duas formas de ligar o carro, ou no botão que existe na coluna de direção ou simplesmente apertando o pedal do freio e nesse momento o banco vai para a posição programada na memória e o freio de estacionamento eletrônico já libera as rodas. Aí é é só acionar a marcha num pequeno comando no volante. Na hora de sair do carro o banco se afasta dando mais espaço para o motorista sair. O volante é capacitivo multifuncional e tem função de perceber se o motorista não está com as mãos neles. O interior é muito chic com os bancos e painéis de porta com partes em couro na cor cinza e partes na cor terracota, um tom de laranja mais suave. O painel de instrumentos é todo digital numa tela de 5,3” e é programável. A tela da multimídia é de 10” e nela se vê a câmera 360º, câmera de ré, os dados do motor, os modos de condução, informações de consumo, regulagem do ar condicionado e até se pode personalizar a iluminação interna do carro escolhendo a cor e a intensidade. O console central é monstro e tem vários porta-objetos mais o carregador de celular por indução e para o banco traseiro existem duas saída dos ar condicionado e mais entradas tipo C. O porta-malas tem capacidade de 543 litros mas se rebater os banco a capacidade vai a 1.577 litros e a abertura pode ser sem as mãos. Com a chave no bolso é só se aproximar e passar o pé por baixo do para-choque traseiro. Na segurança destaque para a frenagem automática, o assistente de alerta de mudança de faixa mas tem muito mais. Um detalhe, se o motorista não estiver com o cinto de segurança ele não consegue engrenar a marcha para andar.  Andando com ele impressiona a arrancada devido ao torque de 31,6 kgfm e nas curva ele é firme. Ajuda na dinâmica o peso maior do conjunto estar no conjunto de bateria que fica embaixo do assoalho e seu peso final é de 2.120 kg. O ID.4 tem muita tecnologia e espaço, é um carro que realmente impressiona mas não está à venda. Produzido na Alemanha o Volkswagen ID.4 só está disponível por assinatura, Sign & Drive, de no mínimo 24 meses pagando R$6.990, por mês, já incluído o seguro, IPVA e revisões. Como ele é um carro bem completo e com muita tecnologia estima-se que seu preço ficaria acima dos R$500 mil e assim, eu acho que a Volkswagen não quis confrontar seu modelo com os chineses em termos de preço e só está disponibilizando a assinatura. Na verdade a Volkswagen começou com preço da assinatura em R$9.990 mas resolveu diminuir o preço e no mês de maio 20 unidades foram emplacadas. 

AUTOS MAIS VENDIDOS EM MAIO DE 2024

A tragédia no Rio Grande do Sul certamente teve impacto na venda de automóveis e assim o mês de maio teve uma queda de 12% em relação a abril e o total das vendas de carros e comerciais leves foi de 208.074 unidades. Em 1º ficou o Volkswagen Polo com 9.484 unidades, 2º Chevrolet Onix 7.901, 3º Hyundai HB20 6.691, 4º Volkswagen T-Cross 6.501, 5º Fiat Mobi 6.148, 6º Nissan Kicks 5.910, 7º Hyundai Creta 5.739, 8º Fiat Argo 5.552, 9º Chevrolet Onix Plus 5.517 e em 10º Chevrolet Tracker com 4.613. O carro 100% elétrico que mais vendeu em maio foi o BYD Dolphin Mini com 2.104 unidades ficando na 24ª posição no ranking.

O RANKING DA PICAPES EM MAIO

A imbatível Fiat Strada continua sendo a picape que mais vende, disparado, e em maio não foi diferente. Vendeu muito mais que o dobro da segunda colocada no ranking. Fiat Strada, a líder, com 10.973, em 2º Fiat Toro 4.315, 3º Volkswagen Saveiro 3.557, 4º Toyota Hilux 3.393, 5º Chevrolet S10 2.311, 6º Ford Ranger 2.306, 7º Chevrolet Montana 2.306, 8º RAM Rampage 1.733, 9º Renault Oroch 1.107 e em 10º Nissan Frontier com 1.054.