sexta-feira, 7 de junho de 2024

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

Testei o Chevrolet Onix na versão RS 2025 que tem visual mais esportivo. O motor é o mesmo 1.0 turbo, 3 cilindros, flex, de 116 cavalos, 16,8 kgfm de torque e o câmbio é automático de 6 velocidades. É o visual que chama a atenção nesta versão que tem spoiler dianteiro e aerofólio traseiro, grade dianteira preto brilhante, rodas de liga leve 16” na cor preta e uma saia lateral com desenho mais esportivo. Com esses detalhes o carro ficou com um visual mais brabo. Tanto o farol, que é do tipo projetor, como as lanternas traseira tem lâmpadas halógena e a luz diurna está situada nos para-choques. No interior o visual é todo escuro para manter a esportividade. Nos bancos dianteiros o encosto de cabeça é integrado. Os bancos tem forração parte em couro e parte em tecido. O volante agora tem ajuste de altura e profundidade para maior conforto. A multimídia tem tela de 8” e sistema On Star. Tem sensor de estacionamento mas não tem câmera de ré. No console tem uma entrada USB e uma 12V. Na segurança destaque para os 6 air bags, assistente de partida em rampa e o já obrigatório controle de estabilidade e tração. Pesando 1.085 kg o Onix fica gostoso e divertido de dirigir com esse motor turbo. É um carro que tem boa estabilidade. Usando só gasolina ele faz 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Com etanol o consumo na cidade é de 8,2 km/l e na estrada 10 km/l. Seu porta-malas não é dos maiores, são 303 litros mas rebatendo os bancos da segunda fileira a capacidade aumenta para 1.151 litros. O Onix RS custa R$113.640 o que em termos de preço é uma versão intermediária do compacto da GM.

MAIS UMA MARCA CHINESA NO BRASIL PARA VENDER AUTOS

Bem-vinda Neta Auto mais uma marca chinesa que chega ao Brasil para comercializar veículos elétricos e três modelos já estarão à disposição dos clientes brasileiros ainda este ano. Por enquanto denominados L, N e X, os nomes definitivos ainda não foram divulgados, os três modelos estarão em faixas diferentes de preço começando abaixo dos R$200.000 e terminando acima dos R$400.000. A Neta Auto Brasil vai se posicionar no mercado para brigar principalmente com as outras marcas chinesas que comercializam elétricos e a produção no Brasil começará em 2026.

MERCADO DE MOTOS PROSPERA

Nos últimos quatro anos, o mercado brasileiro de motocicletas registrou crescimento de 63,5%, passando de 962 mil unidades produzidas, em 2020, para 1,573 milhão, em 2023. O avanço reflete o papel de destaque na logística urbana, os serviços de delivery, e a sua consolidação como símbolo de agilidade e flexibilidade nas ruas congestionadas das grandes cidades. Também ajudou o crescimento dos aplicativos de transporte com moto. Entre os principais fatores que impulsionam essa popularidade estão o baixo custo de aquisição, manutenção e quilômetro rodado. Em parceria com prefeituras e autoridades de trânsito, a Yamaha promove campanhas de conscientização. Os eventos são realizados em todo o Brasil e, nos últimos dois anos, impactaram, aproximadamente, 20 mil motociclistas em sete estados do país.

VOLKS POLO TEM SÉRIE ESPECIAL “ROCK IN RIO”

O Polo Rock in Rio, produzido na planta de Taubaté, SP, é baseado no Polo Track equipado com o consagrado 1.0 de 84 cv. Para a versão especial do Rock in Rio, o Polo Track traz roupagem exclusiva. No console, a central multimídia VW Play com tela de de 10” polegadas é de série com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio e sistema de som com seis alto-falantes. Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento exclusivo em duas cores com a marca do festival em baixo relevo. O painel também recebe emblema com acabamento em preto piano. A marca do evento também está em adesivos na lateral e na traseira do carro. O preço do Polo Rock in Rio é R$ 92.900, cerca de R$ 3 mil a mais que o Polo Track, que é o Polo mais barato.