sexta-feira, 31 de maio de 2024

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

 FORD TERRITORY 2024 COM MUITA TECNOLOGIA



Testei o Ford Territory Titanium 2024 que tem motor 1.5 L, 4 cilindros, Ecoboost GTDi (turbo) de 169 cavalos, câmbio automático com dupla embreagem e tem 4 modos de condução. Produzido na China esse SUV médio foi renovado com novo design que deu formas mais retas, principalmente na traseira, nova grade dianteira ficando com um aspecto de mais robustez. O interior ficou mais espaçoso, o carro teve seu comprimento aumentado em 50 mm, ficou também mais moderno e cheio de tecnologias. O multimídia digital tem tela de 12,3” sensível ao toque e pode espelhar o celular sem fio. Pode ser acionada por comando de voz, Bluetooth e tem entrada USB. O painel de instrumentos também é digital, configurável e sua tela é de 12,3”. Na frente são duas portas USB ( tipo A e B ) e no banco de trás tem uma porta USB tipo A. O sistema de áudio tem comandos no volante e 8 auto falantes. Para melhor conforto a chave abre por sensor de presença, a partida é através de botão, carrega o aparelho celular por indução, o freio de estacionamento é eletrônico, tem sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e o ar condicionado é digital Dual Zone e tem estacionamento automático “Park Assist”. Em relação ao modelo anterior os números estão melhores. Na segurança os destaques são assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem de emergência  e o conjunto de câmeras que permite visualização de 360º para manobras mais seguras. O consumo de gasolina melhorou um pouco, de 9,3 km/l para 9,6 km/l na cidade e de 11,5 km/l para 11,8 km/l na estrada, enquanto a arrancada de 0 a 100 km/h caiu de 10,8 s para 10,3 s. Na estabilidade se mostrou firme. Subi a serra em direção a cidade de Miguel Pereira e o carro me surpreendeu na disposição e na estabilidade. Afinal é um SUV médio que pesa 1.700 kg. Também andei em estradas de terra e a suspensão se comportou muito bem e destaco o interior da cabine bem silencioso. Seu porta-malas tem capacidade de 448 litros mas se rebater os bancos passa para 1.422 litros de capacidade. Seu preço é bom, R$209.990 mas vai na concessionária que tem desconto.

ERA SÓ PILOTO MAIS AGORA TEM PILOTA

A palavra “pilota” não existia, só existia piloto. No dicionário Michaelis, até recentemente, pilota constava com a definição de “privação”, “perda”, prejuízo”,  “derrota”ou “revés”.  Após ação promovida pela marca Mitsubishi, que começou no Dia Internacional da Mulher, o dicionário Michaelis acrescentou novos significados à palavra “pilota”
O termo agora também passa a se referir como “aquela que conduz um veículo em provas e competições automobilísticas”, “aquela que dirige aeronave ou embarcação” e “aquela que está no comando e exerce a direção de algo”. Ação mobilizou milhares de pessoas nas mídias sociais. A Mitsubishi Motors é uma das maiores incentivadoras da participação das mulheres em qualquer atividade ligada ao esporte a motor. Justiça foi feita ! Temos muitas pilotas no Brasil e o termo não existia.

SUV ELÉTRICO VOLKSWAGEN ID.4 SÓ POR ASSINATURA

Eu estou testando o ID.4 oi ID quatro, que é o SUV elétrico que a Volkswagen está trazendo para o Brasil mas só um detalhe, ela não está vendendo o modelo que só está disponível por assinatura. Para quem não sabe, assinatura é um plano onde você paga uma parcela mensal para usar o carro e no final do contrato devolve ele. Para um plano de 24 meses, podendo rodar 1.500 km por mês, você paga R$6.990 e já tem tudo incluído, IPVA, seguro, e as revisões. O Volkswagen ID.4 é super moderno. É só sentar no banco do motorista que ele já está ligado. Não precisa apertar nenhum botão. E num controle na coluna de direção, atrás do volante, você escolhe se quer andar pra frente, para trás ou colocar na posição de estacionamento. É muito fácil de dirigir. Seu motor elétrico tem 205 cavalos, arranca que impressiona, e sua autonomia fica em torno de 400 km. Estou andando com o Volkswagen ID.4 e em breve eu conto mais detalhes.