sexta-feira, 24 de maio de 2024

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 

ANDANDO NA FIAT TORO VOLCANO FLEX




Testei a picape Fiat Toro na versão Volcano com motor 1.3, turbo, Flex de 185 cavalos, 270 Nm de torque e câmbio automático de 6 velocidades. A Toro só é disponível com cabine dupla e comporta 5 passageiros. A versão Volcano também está disponível com motorização diesel e tração 4X4 que será assunto numa próxima edição mas nesta o assunto é a 1.3 Flex, designada com Volcano Turbo 270, que no preço é a versão intermediária da Toro que vem bastante completa e, aqui para nós, é a que eu recomendo que seja comprada pela relação custo/benefício. Ela tem um interior sofisticado e conforto. Os bancos são revestidos de couro, o banco do motorista com regulagem elétrica, chave presencial, multimídia com tela de 8,4” sensível ao toque, navegação embarcada, Fiat Connect Me, câmera de ré, sensor de estacionamento frontal, sensor de pressão dos pneus, instrumentos em painel digital de 7”, carregador de celular por indução, tomadas USB tipos A e C na dianteira e uma tipo A para o banco de trás, ar condicionado digital Dual Zone, alarme anti furto e computador de bordo com muita informação e volante multifuncional com os controles do som. O design da Toro me agrada muito mas acho a modula da grade dianteira em cromado muito exagerada. As rodas são de 18” e os faróis de LED. Na segurança a picape está bem servida com 6 air bags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, freio de emergência e assistente de permanência na faixa. A caçamba tem capacidade para 937 litros, a tampa traseira é dupla com abertura elétrica e tem capota marítima. No consumo, segundo o Inmetro, a Toro com o motor 1.3 turbo Flex faz 9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada usando só gasolina. Com etanol são 6,6 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada. Esse motor tem bom desempenho com esse câmbio e andei com o carro vazio e também com o carro cheio de passageiros. Fiz isso também subindo uma serra e o desempenho me agradou. Segundo o computador de bordo o consumo foi melhor que os dados do Inmetro na estrada. Só usei gasolina e na cidade o consumo ficou um pouco acima de 9 km/l mas na estrada conseguir 13,5 km/l. Essa versão tem o Fiat Connect Me que é a plataforma de serviços conectados dos veículos Fiat e conta com mais de 30 funcionalidades para dar mais comodidade, segurança e tranquilidade dentro e fora do carro. A versão Volcano do Toro Flex custa R$171.990,00. Como mencionei anteriormente existe a Toro Diesel 4X4 e o preço dela sobre para R$195.990.

BRASILEIROS PERDERAM R$2,7 BILHÕES EM GOLPES ONLINE

Em 2023, os brasileiros sofreram mais de 91 mil golpes na compra e venda de veículos online, conforme dados do estudo de mercado realizado pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online no Brasil. Mesmo tendo ocorrido uma redução de 60% no total de golpes aplicados nessa categoria, comparando 2022 a 2023, as fraudes online ainda fazem muitas vítimas. No ano passado, as perdas com os golpes de veículos tiveram um valor estimado de R$ 2,7 bilhões. O estado com mais golpes foi São Paulo, com 28% dos casos, seguido por Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia (6%). Carros são os mais visados pelos fraudadores, representando 64% das fraudes, motos vêm em seguida, com 31% e caminhões em terceiro lugar com 5% das ocorrências.

TOYOTA CHEGA A 100 MIL VEÍCULOS HÍBRIDOS VENDIDOS NO BRASIL

A Toyota do Brasil alcançou mais um marco significativo em sua jornada de 66 anos no País: a empresa atingiu os 100 mil veículos híbridos vendidos, considerando as marcas Toyota e Lexus. “Esse número representa, além do reconhecimento de nossos clientes, uma visão estratégica e o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe. Hoje, a cada três automóveis eletrificados em circulação no país, um é Toyota ou Lexus. No último ano, mais de 21 mil unidades híbridas foram vendidas entre as duas marcas, sendo que 20 mil foram dos modelos Corolla e Corolla Cross produzidos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, gerando emprego e renda no país.