RISCO DE EPIDEMIA
Mais de 200 casos de dengue registrador em Jacarepaguá.
O número de casos de dengue em Jacarepaguá, passou dos 200 nos primeiros meses do ano, segundo admitiu a diretora do Posto de Saúde do Largo do Tanque, mas oficialmente garantiu que as ocorrências registradas ficaram em proporções bem menores. A população, no entanto, desconfia que os números sejam ainda mais elevados.
No final de abril, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que em 2001, notificou 2151 casos de dengue, tipo clássico, em todo o Estado, mas só foram confirmados 396 casos. Esses números, no entanto, representaram uma queda acentuada em relação aos meses de janeiro, fevereiro e março; período com mais de 10.000 notificações e um número elevado de casos confirmados. No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde notificou mais de 40 casos de dengue hamorrágica entre janeiro e abril deste ano.
Registro se
confunde com
gripe
Para o virologista Hermann Schatzmyr, a dengue ao se apresentar de forma branda pode parecer com virose, rubéola e até mesmo uma simples gripe forte. A dificuldade do diagnóstico não pode ser considerada como falha médica. Se a dengue apresentar, no entanto, sintomas mais críticos, aí o diagnóstico é bem mais fácil. os agentes de saúde estão utilizando em alguns pontos da cidade o Aero Systems, borrifando inseticidas nas residências, em geral vasos de planta com água, vasilhames aos ar livre e ralos entupidos.