sexta-feira, 12 de abril de 2024

EDUCAÇÃO

 Uliving firma parceria com a PUC-Rio e se torna a moradia universitária recomendada oficialmente pela instituição de ensino

Em acordo similar ao realizado junto a FGV-SP, a empresa se une à universidade carioca para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos seus alunos

Da mesma forma que se tornou a moradia universitária oficial dos alunos da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), a Uliving, pioneira no conceito de student housing no Brasil, está se unindo à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para um projeto semelhante. A colaboração não apenas garante aos alunos da instituição de ensino acomodações de qualidade próximas ao campus, mas também oferece todo o suporte na criação de vínculos e na jornada de estudos.

Com uma localização estratégica, o empreendimento fica no bairro do Flamengo, a passos do metrô. Assim como em todas as estruturas da marca, o seu objetivo é impulsionar a experiência acadêmica e bem-estar dos universitários, seja simplificando o processo de aluguel, oferecendo descontos para locação de ambientes seguros e confortáveis ou realizando eventos de integração. 

A coordenadora de Mobilidade Internacional da PUC-Rio, Linda Cristina Sousa, acredita que o maior atrativo da moradia estudantil para os 350 intercambistas da Universidade é a liberdade que a opção traz, ao contrário das casas de família que são as acomodações mais comuns atualmente.

— Nunca tivemos um dormitório nosso. Eu vejo que a Uliving dá certa independência ao aluno que não quer estar na moradia de família, mas também quer segurança. Muitos europeus gostariam de autonomia, ter o próprio quarto, fazer comida na cozinha compartilhada e a Uliving é uma opção com o desconto, mais atrativo. Já tive intercambistas que buscaram essa liberdade em apartamentos alugados e acabaram sofrendo golpes e esquemas.

As negociações com a empresa foram conduzidas nos últimos dois meses pelo Vice-Reitor para Infraestrutura e Serviços, Professor Luiz Fernando Martha. Ele acredita que o sistema de moradias pode atrair mais estudantes de outros estados, além de ser vantajoso para intercambistas. “Com a Uliving, vamos atender a uma demanda de moradia de uma maneira mais simples”, afirma.

 Mais de 3 mil estudantes beneficiados 

Com um crescimento de interesse do público-alvo ultrapassando os 70%, na comparação entre 2022 e 2023, a Uliving já atendeu a mais de 3 mil alunos de dezenas de instituições de ensino, cidades, estados e países, o que garante um ambiente extremamente vibrante, diverso e enriquecedor. Hoje, a marca possui 7 empreendimentos nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo e Campinas, a mais recente, inaugurada em janeiro deste ano, com 1,6 mil camas em operação. 

A companhia também pretende consolidar esses projetos, dobrando a rede das unidades nos próximos anos, além de atingir o patamar de mais de 2,1 mil camas até o fim de 2024, crescendo 34% nesse aspecto, com a conclusão das obras de expansão da unidade Porto Alegre e a entrega de uma unidade inteiramente nova em São Paulo, no bairro de Higienópolis, em frente a Faculdade de Medicina da Santa Casa e com fácil acesso ao Mackenzie, FAAP, USP Direito (São Francisco) e e FGV-SP.

Os estabelecimentos são próximos não só dos grandes centros universitários, mas também de dezenas de serviços essenciais, com acomodações privativas compostas por quartos e banheiros individuais, junto de áreas compartilhadas. Todas incluem internet de alta qualidade (fibra + roteador individual por dormitório + wi-fi em áreas comuns), água, condomínio, IPTU e participação nos eventos da Uliving. Mensalmente, os custos de energia elétrica, estacionamento, limpeza e lavanderia são pagos conforme consumo. 

Para Ewerton Camarano, CEO da empresa, essa estrutura é pensada para gerar valor a todo o ecossistema acadêmico. “Muitos resultados do impacto que o segmento de student housing promove no desenvolvimento acadêmico-profissional ainda surgirão ao longo dos próximos anos, quando os jovens que vivem uma experiência como a que temos nas nossas unidades vão ao mercado de trabalho. Por isso, temos a missão de apoiar uma geração para além dos desafios da sala de aula, prezando pela vivência em uma comunidade pautada em diversidade, empatia, colaboração e redes de amizades e networking”, afirma.

Vale ressaltar que todas as informações ligadas aos programas de parcerias da Uliving, inclusive com a PUC-Rio, são disponibilizadas aos alunos após serem aprovados no vestibular e realizarem a matrícula. Se houver interesse na moradia, as reservas podem ser feitas diretamente junto ao time de relacionamento da companhia. 

 Sobre a Uliving

Fundada em 2012, a Uliving Student Housing é uma das maiores redes de moradias universitárias do Brasil. A empresa oferece mais de 1,6 mil camas e uma estrutura completa de moradia aos jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência, a companhia também visa criar ambientes que promovem o bem-estar, o desenvolvimento integral e o senso de comunidade e pertencimento. 

No início de 2018, a marca se associou à VBI Real Estate, gestora de Fundos de Private Equity, e a Grosvenor, consolidando assim seu plano de expansão, e já possui sete unidades em funcionamento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.