Ziraldo é homenageado no maior evento náutico ao ar livre da América Latina que começou nesse domingo, 28, no RJ
Erik Barros Pinto/Revista Náutica
A cerimônia de abertura da 25ª edição do Rio Boat Show foi realizada na tarde de domingo (28), na Marina da Glória, Rio de Janeiro/RJ, com a presença de autoridades. Evento deste ano presta homenagem ao criador do Menino Maluquinho e segue até o próximo domingo (05) com mais de 90 barcos e 200 marcas em exposição.
Com mais de 90 barcos e 200 marcas em exposição, além de acessórios, equipamentos náuticos, iniciou nesse domingo (28), na Marina da Glória, o Rio Boat Show, maior evento náutico ao ar livre da América Larina. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, e diversas autoridades, entre elas o presidente da Associação Brasileira de Construtores de Barcos Seus Implementos (Acobar), Eduardo Colunna, o comandante da Marinha do Brasil, Luciano Calixto, o diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra do Paraná, Rafael Andregueto, o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, e o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, André Alliana.
Durante a cerimônia, Ernani ressaltou a homenagem ao cartunista e defensor das águas Ziraldo (in memoriam). Todo o evento está “vestido” com elementos da campanha “Só Jogue na Água o que o Peixe pode Comer”, feita pelo artista em parceria com ele.
“Fizemos a campanha de uma maneira que até as crianças pudessem entender. Ao ser criada, na década de 90, junto ao Ziraldo, a campanha foi mais difundida em Angra dos Reis e conseguimos preservar aquele local. Agora, vamos voltar à campanha com força total, mas não só em Angra e sim no Brasil inteiro. Para mim é muito especial hoje dedicar ao Ziraldo toda essa homenagem”, afirmou Ernani.
Em visita ao evento, a víuva de Ziraldo, Márcia Martins da Silva, falou sobre a homenagem. “Eu acho que o Ziraldo ficaria honradíssimo de chegar num evento e ter todas as mensagens dele espalhadas pela Marina da Glória, que está linda, neste evento fantástico que é o Rio Boat Show. Eu estou achando simplesmente maravilhoso, o máximo”, declarou emocionada.
Lançada na década de 90, a campanha se tornou um movimento significativo na educação ambiental relacionada às águas brasileiras. Entre as ações da “Campanha do Peixinho’, como ficou conhecida, foi realizada a distribuição de materiais educativos, como uma cartilha com mensagem de preservação dos rios e mares.
No Rio Boat Show, os visitantes podem visitar a exposição com imagens e informações divertidas e educativas que fazem parte da cartilha ilustrada por Ziraldo. Os paineis estão localizados próximo ao “Espaço dos Desejos”. Também há distribuição de brindes e inúmeros espaços instagramáveis com a arte de Ziraldo, além de um grande painel em branco para que as pessoas possam deixar a sua homenagem ao artista.