JOÃO MENDES
FIAT STRADA ULTRA COM MOTOR TURBO EMUITO MAIS
A picape Fiat Strada é a líder do mercado não só de picapes mas do mercado inteiro que inclui todos os veículos. Vende mais que os hatchs compactos, que os SUVs, etc. Com esse sucesso a turma da Fiat poderia até se acomodar mas nunca foi assim. Para 2024 além de um desenho mais moderno e que denota mais robustez surge um novo motor, turbo, para melhorar o desempenho e não apenas a fachada. Testei a versão Ultra que vem justamente com este motor turbo, 1.0 L, 3 cilindros, flex que desenvolve até 130 cavalos de potência com 20,4 Kgfm de torque ou 200 Nm o que explica a nomenclatura do modelo, 200 TURBO. O seu câmbio é automático CVT com 7 marchas simuladas e esse conjunto funciona muito bem e o consumo, segundo o Inmetro, com etanol é 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Já com gasolina são 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada mas quem não exagerar na pressão do pedal do acelerador pode conseguir marcas muito melhores. Cheguei a conseguir 14 km/l na estrada, segundo o computador de bordo. Dirigindo não há o que dizer. É a mesma agilidade de uma picape compacta com uma direção elétrica que traz conforto. Esse motor turbo é responsável por essa agilidade com uma boa aceleração, 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, boas retomadas, e velocidade final de 180 km/h. Nada mal para uma picape compacta e essas marcas foram conquistadas usando apenas etanol como combustível. Querendo uma tocada mais esportiva é só colocar no modo Sport que as trocas de marchas acontecem num giro mais alto. Na suspensão molas e amortecedores foram recalibrados mas confesso que não percebi uma diferença. O novo design da dianteira me agradou muito. Os faróis parecem que estão mais finos e são Full Led. A grade dianteira ficou mais moderna e os para-choques receberam um trabalho elaborado. Tem preto na faixa central, com elementos em cinza, um friso vermelho e as molduras dos faróis auxiliares em preto. O conjunto ficou muito bom e com cara de mais robustez. As rodas são de 16” e a caçamba teve sua capacidade aumentada para 650 kg. Era de 600 kg mais com o motor mais forte se pode carregar mais 50 kg. O interior dessa versão Ultra é mais esmerado. Onde é plástico em outras versões entrou material estofado. A tela do multimídia é de 7”, o ar condicionado agora é automático e digital e outra novidade entrou no console que é o carregador de smartphone por indução. Essa versão Ultra é a grande novidade do portfólio da Fiat Strada para 2024 e tem o mesmo preço da Ranch, a top da linha, que custa R$133.990. Com 25 anos no mercado a Fiat Strada já viu aparecerem concorrentes e agora com essa motorização turbo certamente continuará mais soberana.
AUTOS MAIS VENDIDOS DE MARÇO
No Brasil são comercializados 318 modelos de carros e em março as vendas atingiram um ótimo número, 174.918 unidades. O Volkswagen Polo ficou no topo do ranking seguido do Chevrolet Onix. Em 3º Fiat Argo, 4º Volkswagen T-Cross ( melhor SUV do ranking ), 5º Hyundai HB20, 6º Nissan Kicks, 7º Chevrolet Tracker, 8º Fiat Mobi, 9º Hyundai Creta e em 10º Chevrolet Onix Plus ( melhor sedã do ranking ).
TOP 10 DAS PICAPES