sexta-feira, 5 de abril de 2024

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 

FIAT STRADA ULTRA  COM MOTOR TURBO EMUITO MAIS



A picape Fiat Strada é a líder do mercado não só de picapes mas do mercado inteiro que inclui todos os veículos. Vende mais que os hatchs compactos, que os SUVs, etc. Com esse sucesso a turma da Fiat poderia até se acomodar mas nunca foi assim. Para 2024 além de um desenho mais moderno e que denota mais robustez surge um novo motor, turbo, para melhorar o desempenho e não apenas a fachada. Testei a versão Ultra que vem justamente com este motor turbo, 1.0 L, 3 cilindros, flex que desenvolve até 130 cavalos de potência com 20,4 Kgfm de torque ou 200 Nm o que explica a nomenclatura do modelo, 200 TURBO. O seu câmbio é automático CVT com 7 marchas simuladas e esse conjunto funciona muito bem e o consumo, segundo o Inmetro, com etanol é 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Já com gasolina são 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada mas quem não exagerar na pressão do pedal do acelerador pode conseguir marcas muito melhores. Cheguei a conseguir 14 km/l na estrada, segundo o computador de bordo. Dirigindo não há o que dizer. É a mesma agilidade de uma picape compacta com uma direção elétrica que traz conforto. Esse motor turbo é responsável por essa agilidade com uma boa aceleração, 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, boas retomadas, e velocidade final de 180 km/h. Nada mal para uma picape compacta e essas marcas foram conquistadas usando apenas etanol como combustível. Querendo uma tocada mais esportiva é só colocar no modo Sport que as trocas de marchas acontecem num giro mais alto. Na suspensão molas e amortecedores foram recalibrados mas confesso que não percebi uma diferença. O novo design da dianteira me agradou muito. Os faróis parecem que estão mais finos e são Full Led. A grade dianteira ficou mais moderna e os para-choques receberam um trabalho elaborado. Tem preto na faixa central, com elementos em cinza, um friso vermelho e as molduras dos faróis auxiliares em preto. O conjunto ficou muito bom e com cara de mais robustez. As rodas são de 16” e a caçamba teve sua capacidade aumentada para 650 kg. Era de 600 kg mais com o motor mais forte se pode carregar mais 50 kg. O interior dessa versão Ultra é mais esmerado. Onde é plástico em outras versões entrou material estofado. A tela do multimídia é de 7”, o ar condicionado agora é automático e digital e outra novidade entrou no console que é o carregador de smartphone por indução. Essa versão Ultra é a grande novidade do portfólio da Fiat Strada para 2024 e tem o mesmo preço da Ranch, a top da linha, que custa R$133.990. Com 25 anos no mercado a Fiat Strada já viu aparecerem concorrentes e agora com essa motorização turbo certamente continuará mais soberana.

AUTOS MAIS VENDIDOS DE MARÇO

No Brasil são comercializados 318 modelos de carros e em março as vendas atingiram um ótimo número, 174.918 unidades. O Volkswagen Polo ficou no topo do ranking seguido do Chevrolet Onix. Em 3º Fiat Argo, 4º Volkswagen T-Cross ( melhor SUV do ranking ), 5º Hyundai HB20, 6º Nissan Kicks, 7º Chevrolet Tracker, 8º Fiat Mobi, 9º Hyundai Creta e em 10º Chevrolet Onix Plus ( melhor sedã do ranking ).  

TOP 10 DAS PICAPES

No mês de março nem precisa dizer que a imbatível Fiat Strada se manteve como a líder do segmento que reúne as picapes. Volkswagen Saveiro ficou em 2º depois em 3º Toyota Hilux, 4º Fiat Toro, 5º Chevrolet Montana, 6º RAM Rampage, 7º Chevrolet S10, 8º Ford Ranger, 9º Renault