sexta-feira, 8 de março de 2024

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 

ANDEI NO PREMIADO RENAULT MEGANE E-TECH



Testei o Renault Megane E-Tech que tem motorização 100% elétrica, 220 CV, com bateria de 63 kwh que dá uma autonomia de 337 km. Uma vantagem é a compatibilidade de carregamento: em corrente alternada ou contínua, tomada doméstica ou ponto de carga rápida e pode recuperar até 80% de autonomia em 30 minutos com o carregamento rápido DC 130kW. O desempenho é muito bom, a arrancada impressiona e a estabilidade é ótima devido ao baixo centro de gravidade já que as baterias estão no assoalho. Andei com ele durante 10 dias, rodei mais de 300 km dentro da cidade do Rio de Janeiro e a autonomia ainda indicava que poderia andar mais uns 150 km. Essa autonomia de 337 km é uma indicação que segue uma norma mas conforme você anda pode até conseguir mais do que isso. Além do desempenho tem o conforto que se torna maior com o silêncio no interior do carro. Seu design é inovador, muito bonito para um crossover esportivo e chama a atenção as rodas de 18”. A grade frontal e o para-choques dianteiro tem também um desenho moderno e sem exageros e as maçanetas ficam embutidas só aparecendo quando a abertura é acionada. O conjunto de faróis e lanternas são de LED. Seu interior também é moderno, revestido de bons materiais e tem um ótimo acabamento. painel digital tem tela de 12,3” com muita informação, principalmente sobre o consumo e tem a indicação do modo de condução que varia do mais econômico ao esportivo. A tela da central multimídia tem 9“ e uma interface bastante intuitiva. O retrovisor interno possui o espelho clássico mas se a vista traseira estiver prejudicada, por passageiros ou cargas, pode-se acionar a câmera traseira e monitorar na tela do próprio retrovisor. Tem carregador sem fio por indução na frente, porta USB-C na parte traseira, muitos porta-objetos com 33 litros de espaço para carga no centro e nas laterais e o porta-malas tem capacidade para 440 litros.  Na segurança destaque para os sistemas de alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal, assistente de permanência na faixa, detector de fadiga do motorista, alerta de saída segura dos ocupantes e 7 air bags. Também tem sistemas de assistência de estacionamento para facilitar as manobras e ao abrir o carro uma luz com o logotipo da Renault é projetado no chão, junto a porta, iluminando o piso para quem vai entrar pelas portas dianteiras. O Renault Megane E-Tech é um carro excelente e premiado pela imprensa brasileira. Em 2023 foi considerado o Melhor Carro Elétrico pelos eleitores da ABIAUTO – Associação Brasileira de Imprensa Automotiva - e pelos eleitores do Top Car TV, que reúne os jornalistas que possuem programas de TV, no YouTube em sites especializados em veículo, mas seu preço, R$279.900, é considerado alto para vencer a briga com as marcas chinesas que estão entrando com tudo no nosso mercado.   

INDIANA BAJAJ QUER TRIPLICAR AS VENDAS DE SUAS MOTOS

Desde que chegou ao Brasil, a indiana Bajaj, que fabrica motocicletas, tem visto a demanda por seus produtos crescer rapidamente. Com isso, para 2024, a fabricante estabeleceu a meta de triplicar seu volume no País em comparação com 2023, quando foram vendidas 3.800 unidades dos modelos da linha Dominar 160, 200 e 400.  O número será viabilizado pela operação da nova fábrica da marca, em Manaus (AM), que tem início das operações previsto para o fim do mês de maio. A planta terá capacidade produtiva total de 20 mil unidades por ano. Esta será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e permitirá que a fabricante indiana acelere ainda mais os seus planos de abertura de novas concessionárias e diversificação da sua linha de produtos no Brasil.

NOVO HONDA CR-V É HÍBRIDO

O CR-V é o automóvel Honda mais vendido no mundo, uma condição que por si só já determina o elevado prestígio deste SUV, que agora chega à sua 6ª geração com a adoção da exclusiva tecnologia híbrida e:HEV.  O CR-V Advanced Hybrid possui dois motores elétricos dispostos em paralelo – um para tração e outro para geração de energia – e o motor a combustão é um quatro cilindros, 2.0 litros, com injeção direta de gasolina e 147 cv de potência máxima. Já o motor elétrico de tração tem potência de 184 cv. O modelo tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico, baterias e motores, tem garantia de 8 anos ou 160.000 km. O preço público sugerido é R$352.900.