domingo, 18 de fevereiro de 2024

DESAFIOS A EMPREENDER

Braskem e SENAI RJ oferecem curso pós-técnico de capacitação para mulheres

Com intuito de engajar a presença feminina na indústria, o "Mulheres na Operação" com vagas afirmativas, que incluem mulheres trans, está com inscrições abertas para o processo seletivo até 20 de fevereiro.

A Braskem e o SENAI RJ firmaram uma parceria para promover a inclusão social de forma qualificada, por meio de um curso de capacitação profissional direcionada para mulheres cis e trans. O processo seletivo está com inscrições abertas. São 20 vagas para o curso pós-técnico em Operador de Processo Petroquímicos.

A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira, será aplicada uma prova de língua portuguesa e matemática, e, em seguida, os aprovados devem participar de uma entrevista individual. De acordo com a proposta do curso, será formada uma turma com 20 selecionados. As inscrições podem ser feitas no site ( https://www.firjansenaisesi.com.br/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=3&f=271&ct=107&ps=379#/es/informacoes ) do SENAI, até 20 de fevereiro de 2024, ou até o número máximo de inscritos ser atingido.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve comprovar os seguintes requisitos: ser mulher cis ou trans, ter no mínimo 18 anos e ter concluído curso técnico em química, mecânica, eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica, eletroeletrônica, sistemas a gás, instrumentação, automação, mecatrônica, plástico ou petróleo & gás.

O curso com 620 horas/aulas será presencial. A Braskem vai subsidiar 70% do valor da mensalidade do curso, com o restante ficando sob responsabilidade do aluno. Durante a capacitação, serão trabalhadas a execução das atividades operacionais no controle das etapas de fabricação dos processos Petroquímicos, a atuação nas análises químicas e físicas e a realização da manutenção autônoma das instalações industriais e seus equipamentos de acordo com os procedimentos e normas técnicas, observando a responsabilidade socioambiental, de segurança, qualidade e saúde ocupacional.

A conclusão da capacitação se dará mediante a aprovação da aluna e a frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação, conforme legislação educacional. Mais informações podem ser encontradas no edital disponível no site do SENAI.