quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

CULTURA

Premiada escritora Clara Haddad lança o livro "A Velhinha e o Porco"

Thiago Paleari


Após celebrar os 25 anos de carreira no Memorial da América Latina, em São Paulo, Clara Haddad segue na divulgação do recém-lançado livro infantil: "A Velhinha e o Porco" (Telos Editora).

Na obra, Clara Haddad narra as peripécias de uma velhinha que, impulsionada pela descoberta de um saco cheio de moedas, decide adquirir um porquinho. Uma história acumulativa, que aborda temas como solidão, amizade, empatia e amor e que tem um final que vai surpreender crianças e adultos. O livro - disponível em inglês e português - é visualmente enriquecida pelas ilustrações do artista colombiano Canizales.

O livro "A Velhinha e o Porco" é mais um capítulo no extenso currículo de Clara Haddad, que inclui obras como "A Narradora de Histórias e outros contos de encantar", “O que é que o crocodilo come ao meio-dia” livros selecionados pelo programa Minha Biblioteca com mais de 27 mil exemplares vendidos e "Poeira das Estrelas", livro que foi escolhido para integrar o acervo básico da infância 2019 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ. Ela é também coautora do premiado livro “Histórias de quem conta histórias” (Brasil, 2010), uma obra que figurou em várias listas e obteve a maior distribuição feita pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE-2012), sendo escolhido para representar o Brasil no catálogo brasileiro da feira internacional do livro infantil em Bolonha (Itália) em 2011 e 2012, a maior feira mundial da área infantojuvenil.


Reconhecida não apenas pela escrita, mas também pela contribuição à narrativa oral, Clara fundou a primeira Escola de Narração Itinerante em Portugal, compartilhando a força da tradição oral e dos contos ancestrais palavras. Seus feitos renderam-lhe o título de melhor narradora de língua portuguesa na Europa em 2015, e, em 2020, foi agraciada com o prestigioso Troféu Baobá, o "Óscar dos Narradores e Mediadores de Leitura" no Brasil.

Em 2023, lança mais um projeto pioneiro a Confaria da Palavra, o primeiro clube a nível mundial de Storytelling e Literatura, que terá encontros on-line, uma vez por mês para troca de conhecimento entre artistas, mediadores de leitura e interessados na arte de contar histórias.