sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR  

 JOÃO MENDES  

TOYOTA COROLLA CROSS GANHA VERSÃO XRX


A Toyota do Brasil, focada em atender da forma mais completa possível os pedidos de seus clientes, anuncia a chegada da nova versão XRX do Corolla Cross, equipada com o motor 2.0L Dynamic Force Flex. Essa opção chega para complementar a linha do SUV, que agora está com seis versões. A novidade já está disponível nas concessionárias Toyota de todo o País. A
 nova versão XRX 2.0L Flex do Corolla Cross chega ao mercado com os mesmos itens já conhecidos da versão topo híbrida flex. Internamente, dispõe de bancos de couro com ajuste eletrônico de altura para o motorista, painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas e teto-solar. O SUV apresenta rodas de 18” com acabamento na cor preta e diamantada e pneus 225/50 R18, faróis de LED e retrovisores externos na cor do veículo com regulagem elétrica rebatimento automático. O destaque da nova versão XRX é o motor flex 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas com comando variável inteligente VVT-iE, que mantém a eficiência do propulsor sem aumentar o consumo de combustível. Também vem equipado com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. Com alta taxa de compressão (13:1), curso longo e pistões de baixa fricção, o motor 2.0L Dynamic Force fabricado na planta de motores da marca, em Porto Feliz (SP), é o mais potente já equipado em um Corolla, oferecendo 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm. A transmissão do SUV também é a Direct Shift que simula dez marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha. O resultado é uma transmissão altamente eficiente em qualquer faixa de velocidade. A versão de entrada do Corolla Cross é a XR que custa R$162.590 e a nova versão XRX custa R$190.290.

AUTOS MAIS VENDIDOS EM NOVEMBRO

As vendas no mês de novembro foram prejudicadas pelos feriados mesmo assim mais de 200 mil veículos e comerciais leves foram comercializados no mês o que significa um aumento de 5,1% em relação a novembro de 2022. O Volkswagen Polo mantém a liderança na lista dos automóveis de passeio com 10.197 unidades. Em 2º o Hyundai HB20 com 10.057, 3º Chevrolet Onix 9.802, 4º Hyundai Creta 6.989, 5º Volkswagen T-Cross 6.525, 6º Fiat Mobi 6.367, 7º Renault Kwid 5.948, 8º Chevrolet Tracker 5.899, 9º Jeep Compass 5.751 e 10º Fiat Cronos 5.572. Entre os 10 mais vendidos temos 6 modelos hatch e 4 SUVs com o Hyundai Creta sendo o SUV mais vendido. Na 11º posição tem o Chevrolet Onix Plus que é o sedã mais vendido no Brasil.

RANKING DE OUTUBRO DO COMERCIAIS LEVES MAIS VENDIDOS

O veículo de 4 rodas que mais vende no Brasil é a picape Fiat Strada que em outubro teve 11.518 unidades comercializadas. Na lista dos comerciais leves mais vendidos temos outra Fiat, a Toro, com 4.418. Em 3º Toyota Hilux 3.783, 4º Volkswagen Saveiro 3.095, 5º RAM Rampage 3.026, 6º Chevrolet Montana 2.263, 7º Ford Ranger 2.141, 8º Chevrolet S10 1.373, 9º Mitsubishi L200 1.152 e em 10º Volkswagen Amarok 932.

HONDA APRESENTA SUAS METAS PARA MOTOS ELÉTRICAS

Honda Motor Co realizou evento no Japão para informar suas metas na direção da eletrificação de suas motocicletas. A meta global de vendas anuais de motocicletas elétricas para 2030 está agora definida em 4 milhões de unidades, um aumento de 500.000 unidades em relação a meta de 3,5 milhões de unidades anunciada no ano passado. A Honda irá apresentar 30 modelos elétricos até 2030. Ela irá acelerar as iniciativas de redução de custos e reduzirá em 50% o custo atual das motocicletas elétricas. A Honda vai investir US$3,4 bilhões durante os próximos 10 anos antes nos seus projetos de motos elétricas.