sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR  

JOÃO MENDES  

GTS É A VERSÃO MAIS BRABA DO COMPACTO DA VOLKS



Agora foi a vez de testar o Volkswagen Polo GTS que é a versão mais apimentada do modelo. Seu motor é um 4 cilindros em linha, 1.4L, Flex, TSI 250 (turbo). Desenvolve 150 cavalos e tem 25 kgfm de torque e câmbio automático de 6 velocidades. É o Hatch compacto mais potente do mercado. Por ser um carro leve ele anda muito com esse motor. Arrancada de 0 a 100 km/h em 8,3 seg. Com o motor mais forte o Polo GTS recebeu novas calibragem nos amortecedores e na suspensão para torná-lo mais firme na tocada mais esportiva e os freios são a disco nas quatro rodas.  Essa versão tem diferenças marcantes no design. Na dianteira tem faróis da nova tecnologia IQ.Light, um filete iluminado em cima e por toda extensão da grade frontal exclusiva e lanternas em LED. As rodas são de 18” e na traseira as lanternas são de LED na cor vermelha, tem o logo GTS e o para-choques tem um difusor que recebe a saída do escapamento.  No interior os bancos são mais esportivos que o da versão standard do Polo e possui as abas laterais para deixar motorista e passageiro do banco da gente mais firmes. Os bancos tem acabamento parte em tecido e parte em couro. No painel e no console existe um friso vermelho. No console tem duas entradas USB-C e uma tomada 12V. A tela do multimídia de 10” tem bastante informação e é fácil de ser usada. No painel tem as informações do computador de bordo, conta giros, indicação da marcha, velocímetro digital e analógico. Se for andar com o carro numa pista pode até tomar seu tempo das voltas acionando uma tecla no volante. Aliás o volante é multifuncional e tem até uma tecla sem função. O porta-malas tem capacidade de 300 litros mas com os bancos rebatidos aumenta para 1.071 litros. Essa versão GTS além de ser mais braba tem muitos luxos e confortos. A chave é inteligente e o carro é ligado no botão, os espelhos externos tem a sinalização do alerta de ponto cego e eles são rebatimentos automático ao trancar o carro, tem sensor de estacionamento na dianteira e na traseira mais a câmera de ré. O Polo GTS é muito gostoso de dirigir por causa da força do motor e também é bom de curva com a nova calibragem dos amortecedores. Se tiver passeando e resolver pisar fundo para uma retomada rápida vai perceber que ele demora um pouco para entender a manobra e acionar o turbo com vontade. O consumo é bom. Usando só gasolina são 11,6 km/l no perímetro urbano e 14,2 km/l na estrada. Com ótima lista de equipamentos o Polo GTS custa R$149.490.

OS MELHORES VEÍCULOS DO ANO DA ABIAUTO

A ABIAUTO, Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, formada por jornalistas especializados em veículos de todo país, realizou a 25ª Edição do Prêmio Imprensa Automotiva e elegeu os melhores carros do ano e a melhor moto. O evento aconteceu no dia 28 de novembro, na Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, a maior referência em mão de obra da indústria automobilística em toda a América Latina. A grande vencedora foi a picape Ram Rampage, que conquistou o prêmio Picape Média e o Prêmio Carro Abiauto “José Roberto Nasser”. Na categoria motocicletas, a Yamaha R15 foi a vencedora, levando o Prêmio Motocicleta Abiauto “Josias Silveira”. Celebrar um quarto de século é uma conquista significativa e demonstra a dedicação e o impacto positivo que a associação teve ao longo dos anos. Para marcar a data, a Abiauto promoveu no mesmo dia o Workshop “Quais os caminhos do futuro?”, que colocou em pauta questões relacionadas com as opções de energia sustentável, que estão sendo oferecidas pelas montadoras, ou seja, veículos elétricos, híbridos e a combustão. Para o workshop, a Associação convidou nomes importantes no setor de eletrificação automotiva para palestrar: Márcio Alfonso, Mario Covas Neto e José Irineu Medeiros. Alunos de faculdades de engenharia e da escola Senai Ipiranga foram convidados para participar das palestras e para assistirem a cerimônia de entrega dos prêmios. O evento contou com a abertura de Adelmo Belizário, diretor do Senai-Ipiranga, e teve uma bela homenagem ao piloto Ingo Hoffmann, o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car, com doze títulos. A novidade desta edição é que os carros foram divididos em categoria pela faixa de torque. Confira os vencedores: Carro Nacional até 13 Kgfm Volkswagen Polo; Carro Nacional de 13 a 16 Kgfm Peugeot 208; Carro Nacional acima de 16 Kgfm Volkswagen Virtus; Picape Compacta Chevrolet Montana; Picape Média Ram Rampage; Picape Grande Ford F-150; SUV/Crossover Nacional Fiat Fastback; SUV/Crossover Importado Honda ZR-V; Carro Híbrido Honda Civic Hybrid; Carro 100% Elétrico Renault Megane E-Tech; Esportivo Ford Mustang; Carro ABIAUTO Ram Rampage e Moto ABIAUTO Yamaha R15. Também foram premiados dois profissionais das montadoras. Melhor Assessor de Imprensa Ricardo Dilser, do Grupo Stellantis, e Executivo do Ano Caíque Ferreira da Renault do Brasil. Os eleitores do Prêmio ABIAUTO representam jornais, revistas, TV, sites e rádios de praticamente todos os estados da União, atingindo mais de 120 milhões de cidadãos interessados em veículos em seus mais variados temas, lançamentos de novos modelos, manutenção de veículos, indústria, negócios, tecnologia, esporte, memória etc.