terça-feira, 21 de novembro de 2023

GERAL

 Clínica e cinco carros de Médicos Sem Fronteiras são atacados na cidade de Gaza

Não há informações sobre o estado de saúde dos profissionais e de seus familiares

A clínica de Médicos Sem Fronteiras (MSF) na cidade de Gaza foi atacada na manhã de ontem (20/11). Os profissionais da organização viram que um muro foi derrubado e parte do prédio foi tomado pelo fogo durante intensos combates que aconteciam ao redor. Um tanque israelense foi visto na rua.

Quatro carros de MSF também pegaram fogo. Um quinto, que estava estacionado do outro lado da rua, foi partido ao meio, como se tivesse sido esmagado por um veículo pesado ou um tanque. Todos os carros e a clínica estavam claramente identificados com os logotipos da organização.

Uma equipe de MSF e 20 familiares estão na clínica em extremo perigo - não sabemos em que estado. Mais de 50 outras pessoas, incluindo outros profissionais da organização, estão em edifícios próximos com um ferido que precisa de atenção médica.

Os carros destruídos são os mesmos usados na tentativa de evacuação da equipe de MSF e de suas famílias em 18 de novembro. A operação, que precisou ser abortada, resultou na morte de um dos familiares. Os veículos eram o único meio de transporte disponível para facilitar a evacuação.

Mais uma vez, Médicos Sem Fronteiras apela urgentemente pelo fim dos combates na região.


Médico sem fronteiras