sexta-feira, 3 de novembro de 2023

GERAL

Dia da Consciência Negra: sugestões de pautas sobre comunicação e empreendedorismo

No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Em um país marcado pelo racismo estrutural, é um dia de resistência e de orgulho. De acordo com o IBGE, 56,1% dos brasileiros são pretos, sendo, portanto, a maioria da população do país. 

Defendemos a importância de falar sobre esse grupo em todos os meses do ano. Mas, caso esteja produzindo uma reportagem especial para a data, Chico Preto, CEO da CHICOOH+, primeira consultoria trading desk em mídia OOH e DOOH do Brasil, está disponível para conversar sobre o assunto. Chico recentemente conquistou o Troféu Garra, no Prêmio Contribuição Profissional, da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil).

Seguem, abaixo, temas que podem ser aproveitados com essa participação:

“Google da mídia exterior”

Chico Preto acumula 40 anos de experiência no mercado publicitário e uma vasta experiência, especialmente em mídia exterior. Observador por natureza, Chico, ainda no início da carreira, começou a prestar atenção em tudo a seu redor quando viajava. Analisava os outdoors, a rodoviária, o aeroporto e o que as pessoas com quem conversava estavam consumindo. Assim, acabou compreendendo as particularidades de cada região do país. Por isso, Chico é considerado o “Google da mídia exterior”, sendo uma referência no setor.

Empreendedorismo e carreira

Chico começou sua carreira na publicidade como office boy, passando posteriormente por cargos como assistente de mídia e executivo de vendas. Sempre se interessou em entender como cada etapa da mídia exterior funcionava para entregar sempre o melhor resultado a seu cliente, o que o possibilitou acumular conhecimento sobre o meio de norte a sul do país.

Em 2022, Chico Preto criou a CHICOOH+, a primeira consultoria trading desk de mídia exterior no Brasil. No primeiro ano da empresa, palestrou em eventos como Rio2C e Convenção da Central de Outdoor, entrou para a lista dos Top 100 Gestores, conquistou o prêmio Garra, da Associação de Profissionais de Propaganda Brasil, na categoria Veículos e Plataforma e levou o ouro na categoria Digital do Prêmio Central de Outdoor. Foi um dos primeiros a trazer o formato “3D anamórfico” para as ruas do Rio de Janeiro.

Como o mercado publicitário enxerga os pretos?

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), os pretos compõem 56% da população brasileira, mas há somente 38% de presença desses grupos nas campanhas publicitárias. Ou seja, a maior parte do país ainda é sub-representada pela publicidade. Mas, mais do que estar presente nas campanhas, é preciso que esse público também seja contemplado na hora do planejamento e da criação da campanha. Além disso, as agências não representam a diversidade do país, sendo compostas majoritariamente por profissionais brancos.

Afinal, o mercado publicitário sabe se comunicar com os pretos? Como eles estão sendo representados nas campanhas? As agências pensam nesse público todos os meses do ano ou apenas em novembro? Chico Preto, publicitário com mais de 40 anos de mercado, pode analisar o assunto.