sábado, 21 de outubro de 2023

SAÚDE

Chega ao Rio de Janeiro a vacina atualizada e com maior proteção contra doenças pneumocócicas  


A nova vacina conjugada 15-valente (Pn15) oferece uma proteção adicional quando comparada às vacinas 10-valente (oferecida na rede pública) e 13-valente (rede privada), além de ser capaz de produzir anticorpos em níveis mais elevados para o sorotipo 3, causador da pneumonia necrotizante  

A vacina Pneumocócica 15-valente acaba de ser disponibilizada no Rio de Janeiro através do Sérgio Franco, laboratório da Dasa. A nova vacina contém 5 novos sorotipos versus a vacina Pneumocócica 10-valente, incluindo 19A e 3.  

Quando comparada a vacina Pn13, que oferece cobertura contra os sorotipos: 1,3,4,5 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F, a vacina Pneumocócica 15-valente contém também os sorotipos 22F e 33F, além de apresentar maior imunogenicidade para o sorotipo 3. “A proteção extra contra o sorotipo 3 é muito importante uma vez que ele pode causar pneumonia necrotizante, uma complicação grave de infecção pulmonar”, explica a Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, infectologista e consultora de vacinas da Dasa e Sérgio Franco.  

As vacinas são a principal forma de prevenção contra as doenças pneumocócicas, responsáveis por pneumonia, meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepse), além de otite e sinusite. Os quadros mais graves acontecem quando o pneumococo invade a corrente sanguínea ou os tecidos e fluidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meningite). “Nesses casos, o paciente pode apresentar sequelas e a doença pode, inclusive, levar ao óbito”, alerta a médica. 

Crianças, idosos e pessoas com alguma condição de imunossupressão são as que mais frequentemente apresentam doenças causadas por pneumococos e devem se vacinar. “Na faixa etária entre 6 e 60 anos, aqueles que apresentam alguma comorbidade também precisam se vacinar, pois a chance de ter alguma doença pneumocócica é maior”, acrescenta a Dra. Maria Isael.    

A Pneumocócica 15-valente pode ser administrada a partir das seis semanas de idade e cobre cerca de 73% dos sorotipos em crianças e 48% em adultos. O esquema vacinal contempla 3 doses até os seis meses de idade e uma dose de reforço no segundo ano de vida. Já os adultos recebem apenas uma única dose.   

“A Pn15 é elaborada a partir de componentes da cápsula dos sorotipos de pneumococo, às quais são conjugadas proteínas”. É segura e apresenta pouca reação, como dor e vermelhidão no local e inchaço, que desaparecem em até 3 dias da aplicação”, finaliza a especialista. 

No Sérgio Franco, a vacina Pn15 estará disponível nas unidades laboratoriais e no atendimento móvel. O agendamento da vacinação pode ser feito pela plataforma Nav (nav.dasa.com.br).