JOÃO MENDES
CITROËN C3 É OUTRO CARRO
A Citroën teve a imagem muito desgastada, principalmente na década de 1990, quando todas as concessionárias pertenciam ao mesmo grupo, que representava a marca no Brasil, e cobrava muito caro pelas peças. Quando a própria Citroën se estabeleceu a imagem da marca continuava ruim e muitas campanhas foram feitas para melhorar a imagem e o relacionamento com os proprietários de carros da marca. Mas a grande mudança veio mesmo em 16 de janeiro de 2021 quando o grupo Fiat Chrysler Automobiles se juntou ao Grupo PSA resultando numa das maiores montadoras do mundo e com uma nova sede em Amsterdã, na Holanda. Com isso, a Citroën aqui no Brasil, cresceu, ganhou mais concessionárias e lançou em agosto do ano passado um C3 totalmente novo, com versão mais barata e com um motor consagrado da Fiat, o 1.0 Fire Fly de 3 cilindros. Testei a versão intermediária do Novo Citroën C3 denominada Feel. O motor é 1.0 L, 3 cilindros, flex, de 75 cavalos e o câmbio é manual. Ele é um compacto com a maior altura do solo no segmento e a posição de dirigir mais elevada cria a sensação de se estar mais num SUV do que num Hatch compacto. É um carro com um visual moderno, bom porta-malas de 315 litros, rodas de liga leve de 15", luz diurna em LED, indicador de pressão dos pneus, computador de bordo, multimídia com tela de 10" mas é simples em alguns detalhes como painel, chave sem ser canivete e sem porta-objetos no banco traseiro. Também não tem câmera de ré e sensor de estacionamento que são opcionais. O Novo Citroën C3 na versão Feel tem boa relação custo benefício pelo seu preço R$83.990 e ainda é um carro econômico fazendo, com gasolina, até 14 km/l no perímetro urbano e 16 km/l na estrada. Com etanol o consumo é de 9,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. A Citroën reconfigurou o Novo C3 para fazer maior volume de vendas e está conseguindo. Em agosto 2.182 unidades foram comercializadas.
TOP CAR TV COMEMORA 22 ANOS E FAZ SUA PREMIAÇÃO EM DEZEMBRO
Nos últimos 21 anos, o Prêmio Top Car TV vem se aprimorando e transformou-se na mais importante e relevante premiação da imprensa nacional automotiva, tanto da televisão como da mídia eletrônica. Os jurados – escolhidos criteriosamente pelo Comitê Gestor presidido pelo jornalista Paulo Brandão – terão a difícil missão de escolher os veículos e os executivos do 22º Prêmio Top Car TV, do 8º Prêmio Top Truck TV e do 6º Prêmio Top Moto TV. No dia 11 de dezembro será realizado o 9º Fórum Top Car TV para debates sobre a indústria e no mesmo dia a festa de premiação em São Paulo. Cinquenta jurados fazem parte dos júris dos Prêmios Top Car TV 2023, Top Truck TV 2023 e Top Moto TV 2023. O Homenageado do Ano de 2023 vai para a Volkswagen do Brasil, que está completando 70 anos. O Top Car TV iniciou a sua história como a principal premiação da televisão nacional voltada para o mercado automotivo. Criado e instituído em 2002 e contando sempre com a participação dos principais jornalistas especializados do segmento, o Prêmio Top Car TV conquistou, desde o seu primeiro ano de realização, a credibilidade e a relevância dos executivos das assessorias de imprensa e dos profissionais de Comunicação e Marketing das montadoras e importadoras de veículos instaladas no país. Existem hoje, no Brasil, centenas de programas de TV e de rádio, além de podcasts e sites, que se dedicam com exclusividade à indústria automotiva, porém apenas 50 foram escolhidos para eleger os vencedores das 3 categorias que fazem parte do Top Car 2023. Eles obtiveram esse privilégio graças às suas presenças efetivas nos eventos das grandes montadoras e importadoras, bem como aos temas jornalísticos que focam e produzem e à longevidade conquistada por seus trabalhos na programação das emissoras e em portais onde são veiculados seus informativos – não esquecendo também do reconhecimento pela projeção que adquiriram no setor. “Acredito que estamos melhorando e acrescentando valor a cada ano para o Prêmio Top Car TV. A receptividade dos jornalistas convidados e dos executivos de montadoras me dão a grata satisfação de um trabalho bem feito. E o prêmio deste ano vai surpreender ainda mais”, complementou Paulo Brandão, Presidente do Comitê Gestor da premiação.
RENAULT DO RIO DE JANEIRO PARA O MUNDO
No dia 25 de outubro a Renault vai fazer um evento na cidade do Rio de Janeiro para fazer a revelação global de seu novo SUV urbano que vai levar o nome de Kardian. A expectativa é grande para a chegada do modelo que terá o motor 1.0 turbo e será produzido na fábrica de São José dos Pinhais no Paraná.