sexta-feira, 4 de agosto de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES  

ANDANDO NO CHEVROLET ONIX PREMIER




O teste da semana foi com o hatch Chevrolet Onix na versão topo de linha que é a Premier. Seu motor é um 3 cilindros, 1.0 litro, turbo, que desenvolve 116 cavalos de potência e o câmbio é automático de 6 velocidades. Destaque para o espaço para os passageiros, principalmente para o banco de trás, o porta-malas tem capacidade para 303 litros e com os bancos rebatidos a capacidade aumenta para 1.151 litros. Gosto muito do desenho do Onix que é moderno sem exageros. Os faróis são bonitos e com a grande central compõem um desenho harmonioso. Possui luz de condução diurna e as lanternas são de LED. As rodas de 16” são de liga leve. A chave é presencial e o interior tem bons materiais nos revestimentos, bom acabamento, o volante tem revestimento Premium, os porta-objetos bem posicionados, carregador de celular por indução, controlador automático de velocidade de cruzeiro, acendimento automático dos faróis e central multimídia com tela flutuante onde se monitora a câmera de ré. Na conectividade a Chevrolet dá um banho. O sistema My Link se conecta ao smartphone através do Android Auto ou do Apple Car Play.  Ainda tem o OnStar, o assistente virtual que funciona 24 horas para serviços de emergência e segurança. Através dele também pode se obter diagnósticos das condições do veículo e ainda aceita comandos remotos, como abrir portas e até ligar o ar condicionado. A Central de Atendimento do OnStar ainda pode localizar seu carro e ajudar na recuperação em casos de roubo ou furto. O OnStar é um serviço que deve ser habilitado e com ele você tem acesso a uma linha de atendimento preferencial em situações de emergência que é ativada ao apertar o botão SOS (no retrovisor ou aplicativo) ou quando o airbag e os sensores do veículo são ativados. O Onix recebeu nota máxima em segurança pelo Instituto Latin NCap tanto pra adultos quanto para crianças. Ele vem com 6 airbags de série (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina) e controlador de limite de velocidade, além do sensor crepuscular – que acende as luzes automaticamente. O Onix Premier com etanol faz em média 8,3 Km/l no perímetro urbano e 10,7 km/l na estrada. Já com gasolina são 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Eu aconselho sempre a usar gasolina como combustível principalmente no Rio de Janeiro por causa do preço alto do Etanol. Além de ser econômico o motor é ótimo, acelera bem e retoma com disposição. A versão testada, Premier, custa R$113.450. A versão de entrada, a LT com câmbio manual, custa R$84.850.

MAIS VENDIDOS DE JULHO

As vendas em julho ainda tiveram reflexos das medidas do governo para incentivar as vendas com impostos reduzidos.  Entre os veículos de passeio o ranking aponta em 1º Volkswagen Polo 16.471 unidades comercializadas. Em 2º Hyundai HB20 com 12.126, 3º Chevrolet Onix 10.260, 4º Fiat Mobi 8.552, 5º Volkswagen T-Cross 8.543, 6º Fiat Argo 7.159, 7º Renault Kwid 6.602, 8º Volkswagen Nivus 6.498, 9º Chevrolet Onix Plus 6.194 e em 10º Jeep Renegade com 5.656. Entre as picapes a Fiat Strada continua na ponta com 9.821 unidades depois em 2º a Volkswagen Saveiro com 5.149, 3º Toyota Hilux 4.354, 4º Fiat Toro 4.132 e em 5º Chevrolet Montana 2.948.   

CAOA CHERY iCAR É O CARRO ELÉTRICO MAIS BARATO DO BRASIL

O subcompacto Caoa Chery iCar, com motorização 100% elétrica, começou a ser vendido por R$149.990. No mês passado o preço foi reduzido em  R$10.000 e agora a Caoa Chery reduziu mais uma vez o preço. O novo abatimento é de R$ 20 mil e agora ele está sendo comercializado por R$ 119.990,  e passa a ser o carro elétrico mais barato do Brasil.