3 formas de alcançar a excelência no esporte e na vida
Ex-capitão da equipe de tênis da Harvard revela como a psicologia é a chave para desbloquear o potencial máximo de atletas e outros profissionais
No mundo do esporte, o domínio técnico é apenas uma parte da equação para o sucesso. Por trás de cada jogada perfeita e cada vitória suada, reside a complexa interação entre a mente e a performance. O jogo interior do tênis, do autor Timothy Gallwey, desvenda o que está na mente dos atletas e fornece um novo olhar sobre como a psicologia pode influenciar de forma decisiva o desempenho esportivo e contribuir para criar campeões no esporte e na vida.
Para você que pratica tênis, treina alguma outra modalidade ou é um entusiasta do esporte, trouxemos três percepções essenciais retiradas desta obra – que foi elogiada por jogadores de tênis, atletas consagrados e profissionais interessados em desenvolvimento pessoal e psicologia esportiva, entre eles, Bill Gates.
- Autoconsciência e autocrítica: o autor enfatiza a importância de observar e entender a voz crítica interna que muitas vezes é um fator limitante. Ao reconhecer os padrões de autoavaliação, pode-se separar os pensamentos negativos da verdadeira capacidade, o que permite ao indivíduo enfrentar os desafios com mais confiança.
- Foco no processo, não no resultado: quando a concentração é excessiva nos resultados, a pressão aumenta sobre cada um. Para que isso não aconteça, o autor incentiva a concentração no processo, no momento presente, e na execução das tarefas com maestria. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e melhora o desempenho em várias áreas da vida.
- Aprender com a experiência direta: com o entendimento e a compreensão de confiar nos instintos e deixar de lado o excesso de pensamento, é possível melhorar a habilidade de aprendizado com a vivência imediata. Isso se traduz em tomar decisões mais assertivas, adquirir novos talentos e se adaptar com mais eficiência a diferentes situações.
Sobre o autor: Timothy Gallwey foi capitão do time de tênis da Harvard University em 1960. Em 1971, como professor de tênis na Califórnia, notou que pensamentos atrapalhavam a atenção dos alunos. Fundou a psicologia esportiva com o "jogo interior do tênis", baseou-se em desenvolver consciência nos jogadores. Tornou-se criador do coaching para desenvolvimento pessoal e corporativo.