sexta-feira, 28 de julho de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES  

AGORA FOI A VEZ DO NISSAN SENTRA EXCLUSIVE 2023




Testei o Nissan Sentra Exclusive 2023 que é a versão top de linha sem o estofamento de couro premium na cor Sand. O Sentra 2023 é comercializado em 3 versões: Advance por R$149.990; Exclusive por R$173.290 e a Premium por R$174.990. Todas as versões tem o motor é o 2.0 L, 4 Cilindros, 16V, gasolina com 151 cavalos e o câmbio automático X-Tronic CVT de 8 velocidades com trocas manuais no volante (paddle shifts) e a função D-Step que permite maior aproveitamento da força do motor a baixas rotações. O câmbio faz as trocas muito suaves e assim andar neste Sentra é muito confortável. Também nas curvas seu comportamento é equilibrado e não tende a fazer aquela rolagem que incomoda os passageiros. Eu já havia testado a versão Premium então as conclusões são as mesmas já que na versão Exclusive só muda o couro do estofamento. Normalmente testamos o carro quase todo tempo dirigindo, no banco do motorista que tem regulagem elétrica,  mas neste caso fiz questão de andar no banco traseiro onde comprovei o conforto. Não gosto muito do freio de estacionamento através de pedal mas com o assistente de partida em rampa e com o desligamento do carro só na posição Parking, confesso que nunca usei esse pedal durante a semana em que o carro ficou comigo. Achei que o design ficou mais bonito e entrega uma imagem de sofisticação. Acho ele mais bonito que seu concorrente direto, o Toyota Corolla, e os faróis tem desenho mais estreito, ficaram bonitos, são de LED com acendimento automático. Também no estilo destaque para as rodas de 17” diamantadas. No interior ótimo acabamento e conforto. Os bancos são na cor Sand, exclusiva dessa versão. O ar-condicionado é automático Dual Zone, tem práticos porta-objetos, ótimo espaço para os passageiros do banco dianteiro e principalmente no traseiro onde se abre um descansa braço com porta-copos. O porta-malas é espaçoso com capacidade de 466 litros. A central multimídia é de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, quadro de instrumento com tela de 7 polegadas onde se monitora a pressão dos pneus e sistema de som com 6 alto-falantes. Vários itens dão muita segurança para o modelo. São seis airbags, alerta avançado de colisão frontal, assistente inteligente de frenagem, visão 360º Inteligente e detecção de objetos em movimento, alerta de ponto cego, faróis automáticos inteligentes e faróis de neblina em LED. Produzido no México ele vem para brigar com o Toyota Corolla.

O NOVO VIRTUS E NOTA MÁXIMA EM SEGURANÇA VEICULAR

O Novo Volkswagen Virtus acaba de obter a nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança dos modelos vendidos na América Latina e Caribe. Com os resultados do sedã, a Volkswagen se torna a única marca do Brasil com três modelos cinco estrelas: Novo Virtus, Nivus e TaosOs testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Lançado em fevereiro de 2023, o sedã foi totalmente reformulado, recebeu um novo design mais imponente, iluminação 100% em LED e é único modelo da linha Volkswagen que possui três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.

FIAT PULSE ULTRAPASSA 100 MIL UNIDADES PRODUZIDAS

A Fiat comemora o sucesso de seu SUV compacto Pulse que ultrapassou a marca de 100 mil unidades produzidas. O modelo, que foi idealizado, desenvolvido e é produzido no Polo Automotivo Stellantis em Betim (MG), é comercializado em 13 países da América do Sul (incluindo o Brasil). Vale dizer ainda que graças ao Pulse e ao seu irmão Fastback, a Fiat liderou no sexto mês do ano no segmento B-SUV nas Vendas Varejo, ficando com 22% de market share nesta categoria. Ainda no canal de vendas aos clientes Pessoa Física, o Pulse está entre os dez veículos mais vendidos em 2023 com 15.496 unidades emplacadas.